quinta-feira, 21 de março de 2013

Pai


Quando nascemos somos tratados e guiados por aqueles que fazem de tudo para que possamos andar pelas próprias pernas: a mãe e o pai. Não sabemos nada, somos totalmente dependentes deles. Quando passamos a andar com as próprias pernas, adolescentes e intolerantes, entendemos que nos livramos deles, de suas pegações de pé, quando na realidade é o cuidado e o carinho. Logo, logo, em meio à formatura e casamento, percebemos que éramos “aborrecentes”, pois continuamos mais dependentes deles do que antes, notando que a valorização destas figuras se acentuam. Esta dependência agora não é mais por que não sabemos de nada, mas porque passamos a admira-los. É o ídolo que queremos ao nosso lado, sempre. A mãe e pai atuam de forma diferente um do outro,  diferente no seu formato de proteção e carinho.
O pai luta para gerar melhor oportunidade aos filhos do que ele teve. Tenta do seu balanço de vida, fazer com que o filho salte etapas que o atrasaram, que o prejudicaram. Lida atônito com os dados atuais que ele não viveu, drogas, violência, globalização.
Quando encerra sua obra na terra, entendemos do porque de suas chegadas surpresas à nossa república de estudante, checando se tudo estava bem. Entendemos do quanto foi difícil dar dinheiro para os filhos sobreviverem na faculdade, pois outros filhos menores demandavam suprimentos básicos. Entendemos quão solidário a necessitados estendia a mão, aparentemente tolo, mas certo da solidariedade. Entendemos que fez mais, muito mais, que sua formação e poder econômico lhe permitia.
Nos distanciaremos do Cedro, do Saco do Velhaco, do Cercado, da Furna Grande, das Guaribas, dos Três Morrinhos, da Cana Brava, de Picos, da Baixa do Touro, da Bocaina, enfim de toda apaixonante toponímia que só lá na região de sua residência tem. Entendemos seu retiro, sua identificação com as origens e que lugar maravilhoso!
Tenho que retomar a vida sem você. Como saldar o que lhe devemos? Como saldar o que precisamos falar? Como parar de chorar e te abraçar? Como recuperar? Sei lá ...
A Oração de São Francisco, também chamado de Oração pela Paz, de origem anônima mas atribuída a São Francisco de Assis, foi traduzida em inúmeras línguas e interpretada nos mais diferentes eventos pelo mundo. Seus versos traduzem o que meu pai, Apolônio, transmitia em suas ações no dia a dia. Parabéns, você venceu na totalidade.


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado
Compreender, que ser compreendido
Amar, que ser amado
Pois é dando, que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive a vida eterna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.