terça-feira, 22 de outubro de 2013

Boas & más notícias da semana - 14~18/10

Entre o fato e o consumidor do relato deste fato, nós, tem um intermediário, que é a imprensa escrita, televisada, radiofonada e principalmente websada (desculpem, mas não existe este termo). Principalmente, porque através da Internet é onde hoje podemos ler melhor conteúdo e melhor análise de valor podemos fazer sobre a diversidade de posicionamentos. Este intermediário, passam por diferentes “interferências”: são pagos para colocar uma notícia, são de esquerda, direita ou de centro, tem opções claras partidárias, são lotados de paradigmas e/ou preconceitos, são justos ou injustos, são religiosos ou ateus, são porta-vozes de corporações diversas e quase que raramente seguem o manual e os protocolos do bom jornalismo, assim como raramente são isentos. Exemplos diversos de tudo isso não faltam, mas a chamada Lei Ricupero ou Escândalo da Parabólica, foi uma das mais conhecidas no passado, onde o ex-ministro foi gravado falando, dentre outras inconfessáveis que "Eu não tenho escrúpulos. O que é bom a gente fatura; o que ruim, a gente esconde". Assim como já escrevi anteriormente (“Quem pode esconder informações” e em “Vício: falar bem de quem gostamos e mal de quem não gostamos”), o relato de uma notícia pode ser maximizado o que tem baixa importância, assim como minimizado o que tem altíssima importância, e pior, pode-se omitir notícia importante e destacar notícia que nunca aconteceu. Para minimizar estas interferências, toda semana serão destacados aqui notícias importantes positivamente e negativamente da semana anterior, para o país, para as pessoas. Isto beneficia a atualização dos fatos e também estimula a serem relatados pelos leitores a sua opinião, seja de crítica, de endosso ou ainda de complemento ao que foi apresentado, acrescentando links de notícias ruins e más. Benvindo. 

Boas

  • O número de cheques sem fundos devolvidos pela segunda vez atingiu o nível mais baixo desde fevereiro de 2011.
  • Agricultores familiares terão incentivos para produção orgânica e brasileiros vislumbram com melhores alimentos em suas mesas. 
  • Anunciado o melhor resultado para empregos com carteira assinada para o mês de setembro/13 de todos os tempos, com 211 mil novos postos de trabalho.
  • PAC2- O programa executou 67,2% do previsto para o período entre 2011 e 2014
  • Vendas do varejo paulista avançam 7,4% em julho em relação ao mesmo mês de 2012.
  • Vendas no setor de construção sobem 4,3% em 2013
  • A confiança dos empresários brasileiros caiu nos últimos seis meses, mas ainda se manteve acima do nível registrado em outros emergentes, como China, México e África do Sul.
  • Aprovado no Senado, em caráter terminativo, projeto de lei que isenta os trabalhadores da contribuição no custo do vale-transporte
Más

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.