domingo, 24 de junho de 2012

Os sites maliciosos, o que fazer?


Cada vez ficamos mais tempo lendo e teclando na web, nos abstraímos com seu conteúdo e nos descuidamos com os vários sinais de invasão da nossa privacidade. Dependendo da idade do internauta, do sexo, dos objetivos de uso, do conhecimento, do grau de estudo, enfim, de vários fatores, levam à total alienação aos perigos até o extremo da proteção de seu equipamento. Como as invasões, normalmente através de malware ou phishing, são muito bem introduzidas em meio às navegações na web, somados ao fato que os usuários comuns não se importam com proteções, pois dá trabalho e precisa se informar, os sites maliciosos aproveitam. Malware, são softwares ocultos capaz de roubar informações confidenciais do seu computador, são cada vez mais espalhados pela web e Phishing, que através de emails alguém tenta enganá-lo a revelar informações pessoais enviando emails falsos que parecem legítimos, continua a ser uma das maiores ameaças online. Um dos métodos mais populares que os golpistas utilizam é algo chamado falsificação de domínio. Com esta técnica, alguém envia uma mensagem que parece legítimo quando você olha para a linha "De", embora na verdade é uma farsa. Os navegadores se preocupam muito com isso e tem seus métodos inibidores destas maliciosas iniciativas. O Google Safe Browsing (Equipe de Navegação Segura) é um serviço que agrega informações sobre URLs maliciosos a partir de várias fontes, incluindo uma frota de conteúdo de rastreamento especializados-robôs, operados pela gigante de busca na Internet. Navegadores e seu software de segurança básica irá detectar muitos ataques de phishing, mas não todos. A recomendação é se uma mensagem lhe parece estranho, olhe atentamente para o endereço. Se você ver alguma coisa de dizer Chase, que vem de chase@online.com, excluí-lo. Na verdade, nunca clique em um link em um email se você não sabe ao certo quem a enviou. Um malware vem em um email, ou mensagem Tweet ou Facebook, que parece vir de alguém que você conheça ou de uma instituição .com que você faz negócios, como seu banco ou empresa de cartão de crédito. O Google, através de sua Equipe de Navegação Segura, detecta:

  • São quase 10 mil sites maliciosos que surgem por dia.
  • Entre 12 e 14  milhões de consultas realizadas diariamente pelo Google, ao menos uma retorna com site que hospeda código malicioso.
  • Um total de 300 mil downloads por dia são sinalizados com uma advertência dada pelo serviço de segurança do Chrome (navegador do Google).
  • Há crackers que ser focam em sites de comércio online  e há falso alertas de antivírus.
  • O Google trabalha para detecção instantânea de phishing, proteção de downloads para o Chrome e proteção para aplicativos Android. Enquanto isso, fique atento, faça consultas e informe-se, tais como no Google Webmaster Tools, alerta ao pesquisar na web e site da stopbadware. No mapa abaixo pode-se ver quanto o Brasil é um dos campeões no mundo a presenciar phishing em suas navegações na web e quanto tem com sites hosted. Já o gráfico mostra a evolução de identificação pelo Google  de sites phishing mensalmente.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.