domingo, 28 de outubro de 2012

Temos apenas 10 anos

Diretor: Yann ARTHUS-BERTRAND

Produtores: EUROPACORP (Luc BESSON) e ELZEVIR FILMS (Denis CAROT)

Autores: Isabelle DELANNOY, Yann ARTHUS-BERTRAND, Denis CAROT, Yen LE VAN, Tewfik FARES

Vivemos momentos excepcionais em termos de acesso a informações, oportunidades positivas da globalização e perspectivas inimagináveis da evolução tecnológica, no entanto, somos constantemente alertados pelo futuro de nosso planeta e o desprezo a seus principais componentes: ar, água, vegetação e toda sua preservação às suas formas originais. O exemplo deveria vir de cima, mas não vem, vide tentativas de consenso em  Kyoto e seus subsequentes. O Protocolo de Quioto ou Protocolo de Kyoto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá - outubro de 1988, seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia - agosto de 1990, Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática - UNFCCC na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil - junho de 1992, Protocolo de Cartegena, enfim muitos eventos onde muitos conscientes e lutadores pelo planeta se reunem, mas sempre presenciam as grandes potênciais não assumindo ações que protegeriam o planeta, pois interpretam que traria freio na sua economia ou investimentos não planejados .
Exemplo também deveria ser do povo de cada país isoladamente ou em grupos formados, onde há enormes oportunidades, mas que também está longe de termos a cultura adequada. Muito se evoluiu, há países muito a frente, mas há situações que praticamente inexiste o conhecimento da importância da preservação do meio ambiente. Minha contribuição, neste dia especial, é expor o vídeo onde especialistas alertam para um tempo curto que temos para mudar a maneira que vivemos, evitar o esgotamento dos recursos naturais e a evolução catastrófica do clima da Terra. Este tempo é de 10 anos, como se tivesse acionado um cronômetro. Estes especialistas resumem esta previsão no espetacular vídeo HOME que trás a narração da atriz Glenn Close. Em alta definição e traduzido (basta clicar no segundo quadradinho vermelho na barra inferior do Youtube), com uma hora e meia, é digno de pipoca e tempo para concentrar, pensar, babar (porque não? pois são imagens incríveis e com final especial) e agir para ajudar quem você gosta, seus filhos, filhos dos seus filhos, enfim há tempo, apesar que somente mais 7 anos nos resta, pois o filme é de junho de 2009. 
Não precisa fazer mudanças radicais em sua vida, mas uma única ação traria na somatória das pessoas, enorme resultado positivo, como fechar o chuveiro ao ensaboar-se, juntar pilhas caseiras ou eletrônicos e descarta-las em local de recolhimento, dentre infinitas outras ações. 
Você fará algo após assistir ao vídeo? ou deixará nas mãos divinas e de governantes? 
Nota: não postei o link direto na imagem abaixo, mas somente por este link HOME. Ponha tela cheia no seu micro ou colocar cabo de vídeo em TV LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.