quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Daltonismo ou falhas mentais?


Quando se insiste numa tese, por trás existe uma ou mais razões que dependerá de qual objetivo se quer alcançar. Pode-se defender uma causa religiosa, política, predileção por uma agremiação de futebol, enfim, uma infinidade de causas. Estas causas são algumas vezes justas e adequadas, mas muitas vezes são de defesa puramente pessoal de seus interreses financeiros e convicções pessoais, muitas vezes não das mais provincianas. Deveria-se ter preocupação por ser justo, ser adequado, com bom senso e baseado em informações completas para defender uma determinada tese.
Tudo isso falta a grupos desocupados da capital de São Paulo ao criticarem o prefeito Fernando Haddad por ter feito ciclovias. O primeiro "pecado", por tê-la pintado de vermelho estas faixas exclusiva ou preferencial a ciclistas, o segundo pecado por tê-la feito simplesmente.
Ambos "pecados" foram criticados ao ponto de delirarem que a cidade de São Paulo estaria em implementação um processo de comunismo na cidade e no país, devido a cor vermelha das ciclofaixas e até a barbaridade de que ciclofaixas são um absurdo pois ninguém quer andar de bicicleta e que não deve ser incentivado o uso deste meio de transporte pois não resolvem os problemas do transporte coletivo na cidade. Vejam a cegueira a que leva um sujeito por paradígmas puramente político e não se esforçam para identificar as razões adequadas aos fatos, e pior ainda, porque estes críticos desocupados tem acesso a informação, pois tem internet e visitam países por todo o mundo. 
Observem as fotos ao lado. Seria em qual bairro da cidade de São Paulo? Itaim? Jardins? Lapa? ou ainda marginais? Mas porque seria locais, como estes citados, as únicas possibilidades? Porque pelo vermelho do solo seria só possível numa cidade "a caminho da implementação do comunismo"? ou seria por ser a única cidade a pensar que bicicleta é uma solução para transporte público? Tudo que se pensa ao surgir algo novo em São Paulo, seria pela falta de convivência com coisas novas ou porque simplesmente por preconceito à cor rejeita-se tudo e a todos? 

Estação de Trem de Sint-Pieters em Gent na Bélgica

Estacionamento e oficina gratuitas da Prefeitura de Gent
Não é nada disso. Estas fotos tirei na semana passada na Alemanha e Bélgica em cidades como Wittlich , Aachen, Frankfurt, Gent, Brugge, Bruxelas. Mas porque elas e tantas milhares de outras, como Santos e Campinas em SP tem suas ciclovias pintadas de vermelho, além do fato de terem ciclovias?
Respondo com uma novidade para os incansáveis críticos desocupados: porque o vermelho é meramente uma cor que melhor sinaliza as faixas de trânsito específica para ciclistas, distiguindo das tradicionais branco e amarelo, trazendo uma melhor segurança ao ciclista, já tão em desvantagem com enormes e mortíferos carros, ônibus e caminhões. Cada bicicleta na rua, são menos infra-estruturas necessárias para veículos: estacionamentos, ruas, espaços, semáforos, etc, assim como são menos também poluição do ar, trazem comprovados benefícios à saúde física e mental do cidadão, maior longevidade (vida média), menor uso de plano de saúde, etc. Os países mais "idosos" e mais amplamente desenvolvidos, como os países europeus, discutem alternativas adicionais de aumento percentual de usuários aos milhares já existente. As prefeituras das cidades citadas somam alternativas de incentivo, como estacionamentos públicos protegidos, para quem tem dificudade de guardar suas bikes em casa. Disponibilizam a vendas de partes e peças a um custo baixo. Fazem pequenas manutenções gratuitamente. Cadastram (fixam um número de registro) inibindo o risco de roubo ou vendas no paralelo. Multam de forma rigorosa os ciclistas ou motoristas de veículos, que não seguirem as regras de convivência. São pessoas de todas as idades, na maioria muito bem vestidos, em deslocamento ao trabalho, compras e a laser. Usam a bicicleta de forma a tornar-se dependente dela e independente de automóveis. Obviamente o ideal é que seja casado com um sistema de transporte coletivo eficiente e com segurança, seja de acidentes seja de roubos. Bicicleta não é solução ao transporte coletivo, mas uma ação adicional a tantas outras. Deixemos de lado paradígmas e preconceitos, apoiando medidas que nos levem a uma melhor preservação ambiental, saúde e que nos traga alegrias. 
Atualizando em 18/01: a cidade de São Paulo, junto com BH e Rio, foram as vencedoras no Sustainable Transport Award em sua 10ª edição, nos Estados Unidos, por sua ampliação da rede de ciclovias e de vias exclusivas de ônibus.
Atualizando em 06/03/15: uma curiosa e conclusiva reportagem sobre "a tinta vermelha" das ciclovias. Ai meu Deus! ... que doença.  
Atualizando em 14/06/15: veja dados da Europa, sua qualidade de vida e onde a bicicleta beneficia, através da reportage do DW "Por que a Holanda é o único país da UE que não engorda?"

2 comentários:

  1. Um texto altamente complexo relacionado a favor sobre como o desenvolvimento do pais em si, esta ligado também ao aumento de ciclovias por um mundo menos poluente e saudável com menos transito e acidentes ..cada estado procura uma saída melhor sustentável que melhore o desenvolvimento continuo junto com o pais.

    ResponderExcluir
  2. Alemanha e bélgica são países diferenciado, Brasil nunca irá chegar nesse nível.
    tudo que eles fazem são fruto da própria cultura.

    ResponderExcluir

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.