domingo, 11 de novembro de 2012

Os voos do Brasil

O Brasil voava baixo até uma década atrás, determinados por números nada motivadores em sua economia, em seus números sociais e em seu reconhecimento no mundo. Todos os dados e gráficos após os últimos dez anos levam a uma sensível alteração positiva e isto ocorreu também no transporte. O tráfego aéreo com destino ou origem no Brasil cresceu aproximadamente 115% na última década e os especialistas preveem um crescimento superior à média mundial para toda a América Latina. Atualmente 38% dos voos com destino a América Latina chegam ao continente pelos aeroportos do Brasil, mercado que representa o quarto mercado mundial em tráfego aéreo e que deverá ter o maior número de passageiros em 10 anos. O aumento significativo de oportunidades de emprego, onde chegamos atualmente a números tecnicamente tidos como um país "ausente de desemprego", beneficiaram muito o volume de passageiros e indiretamente de carga, já o Brasil como um dos recordistas mundial em crescimento nas vendas e-commerce trouxe enorme oportunidades a novas demandas de voos e incremento de novos investimentos de provedores logísticos no Brasil. O governo federal fez ...
um projeto que prevê até 2025 um melhor equilíbrio entre os volumes distribuídos entre os modais, que em 2005 (dados do governo) era de 58% no modal rodoviário, 25% no modal ferroviário, 13% no aquaviário, 4% no dutoviário e 0,4% no aéreo. Esse crescimento da América Latina, superior ao crescimento do restante do mundo, leva especialistas admitirem que o continente precisará de 2.100 aeronaves novas nos próximos 20 anos, onde 1.660 seriam de corredor único, 420 de duplo corredor e 40 de grande capacidade. O custo ficaria em torno de US$242 bilhões, onde 35% dos passageiros voam em companhias aéreas "low cost". Quando trazemos estes números para somente o Brasil, leva a uma projeção dos especialistas à necessidade de 1.060 novas aeronaves até 2031, cerca de 50% da demanda da América Latina, para atender a crescente demanda das empresas aéreas no país. Estas aeronaves seriam cerca de 700 de corredor único, 310 de corredor duplo e 50 de grande porte. Como são previsões de especialistas diferentes, conclui-se que praticamente todas as aeronaves de grande porte necessárias para a América Latina, seriam somente para o Brasil. Para quem gosta de logística e quer conhecer quais aeronaves as empresas aéreas trafegam no Brasil veja neste link. Para quem quiser conhecer as etapas de montagem do avião brasileiro de US$50 milhões. Os gigantescos Airbus A380 e o Boeing 747-8i e suas diferenças neste outro link.

83 comentários:

  1. Max Maciel P. Prado RA: 1120844511 de novembro de 2012 às 16:34

    O PIB brasileiro, que cresceu mais de 200% na última década com certeza é um dos responsáveis pela expansão do tráfego aéreo do país. Uma nova classe média trouxe novos passageiros para o transporte aéreo. Por outro lado, a disparada no número de voos vem pressionando a estrutura de setores ligados à infraestrutura aeroportuária, que hoje está defasada e pouco atende às necessidades operacionais e dos próprios passageiros. O Brasil sofre também com a falta de controladores de voo mais bem-treinados, além de problema de estrutura, já que o país continua com falhas de comunicação, especialmente na região Norte. Hoje os aeroportos de São Paulo são considerados os melhores da América Latina segundo a notícia no link abaixo: http://agenciat1.com.br/?p=39275

    ResponderExcluir
  2. JANIO RAMOS DA ROCHA - RA: 11208451

    Realmente, o Brasil começou a levantar voo no ramo aeronáutico a poucos anos, isso é uma triste realidade. No país onde esse tão prático e facilitador meio de transporte foi criado, deveria ser um dos primeiros a estar com esse modal bem desenvolvido.

    Um dos principais fatores que comprometeram o desenvolvimento do modal aéreo foi a economia brasileira.Anos se passaram, grandes empresas aeronáuticas começaram a surgir, algumas não aguentaram crises e abriram falência.

    Anos depois começaram os aumentos significativos de voos internacionais. E em 2008 foi fundada no Brasil mais uma cia aérea de nome AZUL LINHAS AÉREAS,sendo a companhia que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo,isso se deve principalmente a seus valores reduzidos de passagens, fazendo com que a classe C também tenha condições de utilizar o transporte aéreo.

    Isso nos mostra que o desenvolvimento desse modal está atualmente acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo C. Pereira ( RA: 11208856 )

    O brasil tende a crescer cada vez mais com relaçao ao modal aereo , pelo que o texto diz vao surgir muito mais aeronaves ate o futuro proximo melhorando as importaçoes e exportaçoes do pais.

    ResponderExcluir
  4. A procura por passagens em companhias aéreas tem aumentado e continuarão crescendo ao decorrer dos próximos anos,isso tem ocorrido devido ao crescimento na economia brasileira.
    A classe C subiu vários degraus e são eles que estão cada vez mais optando por viagens mais rápidas pois o custo por passagens aéreas não tem pesado tanto ao bolso dos brasileiros, isso incluem também as viagens internacionais.
    Com todo esse crescimento o Brasil tem a obrigação de se aperfeiçoar mais e investir sobre os aeroportos que passam vergonha quando são comparados com aos de muitos países. O modal aéreo é o mais seguro, porém até quando será? Os acidentes com aeronaves vem crescendo junto com a procura.
    As fiscalizações devem aumentar e também cursos de aperfeiçoamento para que todos possam crescer junto com a frota.

    ResponderExcluir
  5. Claudinéia Santana RA: 11207619

    Com uma demanda muito grande de voos no Brasil, o país tem pela frente um grande investimento no transporte aéreo, tanto para voos domésticos quanto para o transporte de cargas.
    Visando este crescimento algumas companhias aéreas brasileiras vem se destacando como por exemplo a Azul Linhas Aéreas que cada vez mais se destaca com preços de passagens que cabe no bolso do consumidor( principalmente a classe C) e investimento no cliente, qualidade no atendimento, serviço e nas próprias aeronaves.

    ResponderExcluir
  6. Jéssica Maria da Cunha Guerero RA: 11207572
    O Brasil nos surpreenda cade vez mais, o mesmo teve um grande crescimento e continua crescendo como nunca, prova disso é o aumento da necessidade de frotas áreas, saem e entram mercadorias e pessoas do pais todo o tempo e a tendencia é um aumento significativo desta movimentação.
    Observa-se que o Brasil esta se torando uma grande potencia, porém é preciso investir na infra estrutura do País.

    ResponderExcluir
  7. Susane Cristina Dal Bò RA: 1120795813 de novembro de 2012 às 13:55

    O Brasil tem a "faca e o queijo na mão" para ser uma potência, mas por motivos políticos fica estagnado, não temos infra estrutura para crescer tudo o que os especialista estão falando, são números, não adianta adquirir mais aeronaves se não tivermos profissionais e aeroportos preparados para receber está demanda, temos que repensar nossas políticas aeroportuária .

    ResponderExcluir
  8. Benegilson Cosmo 1120802513 de novembro de 2012 às 23:28

    Fico muito feliz de ler notícias como esta em que podemos ver o crescimento do nosso país, aumento da renda do Brasileiro, geração de novos empregos e oportunidades de "encher os olhos", é realmente um grande voo e junto com isso ganhamos não somente em questões econômicas, mas, podemos também nos orgulhar da nossa capacidade de gestão diante de crises econômicas no mundo e o respeito que estamos conquistando mundo afora, " contra fatos não há argumentos".
    O Brasil ainda tem muitas oportunidades, espero que possamos aproveitá-las e estejamos preparados para isso.

    ResponderExcluir
  9. RAPHAEL CASSIOLATO RA: 11207616

    O Brasil vem crescendo a cada dia que se passa.
    Hoje em dia os olhares do mundo estão voltados para o Brasil, pois somos uma das principais economias do mundo, e por ser um país que está sempre de portas abertas para os outros paises, isso é extremamente importante para os negócios com o mercado mundial.

    O Brasil é um país onde se há muito emprego, pois o grande problema é a falta de mão-de-obra QUALIFICADA no mercado, e isso ifelizmente prejudica demais o país.

    ResponderExcluir
  10. RA 11207915

    Maravilhoso pois o Brasil está cada vez melhor, com os aumento de aeronaves precisamos investir fortemente em infraestrutura.
    E também precisamos de pessoas qualificadas para o futuro mercado que o Brasil vem abrindo.

    ResponderExcluir
  11. Gilmara Inacio Silva RA: 1120761314 de novembro de 2012 às 15:10

    O Brasil vem crescendo muito no transporte aéreo mais faltas a necessidade de investimentos sejam eles puplicos ou privados para ue a infraestrutura nos aeroportos possa surportar o aumeno da demanda tanto de passageiros quanto de carga nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  12. Francisco Gomes de Oliveira - RA: 11202882

    Isso será maravilhoso se não ficar apenas em ideias no papel.Já que o Brasil já é o maior exportador de matéria prima e produtos alimentícios, com essa ampliação podemos sonhar com a melhora na distribuiçao da renda entre as classes,e assim quem sabe nós transformarmos nosso pais em um pais de primeiro mundo, as ferramentas já temos só falta as oportunidades.

    ResponderExcluir
  13. Sueli Dominicale - RA 1120818215 de novembro de 2012 às 17:05

    Realmente é agradável ler um texto que relata tais acontecimentos, que só vem valorizar o país, dar credibilidade em seu crescimento, os números são muito favoráveis a melhorias para os brasileiros, valorização das classes, mas o mais importante para mim são o surgimento de novas oportunidades de emprego para todos, fazendo
    com que o país diminua cada vez mais a linha de pobreza, que é
    o objetivo do Governo atual.
    Esta semana tivemos a notícia bem favorável ao crescimento do modal aeroviário aqui em Campinas, o Aeroporto de Viracopos a partir do dia 14/11 passou a ser o 1º no país a ser operado por um grupo
    privado, após os leilões de concessão. A concessionária Aeroportos Brasil assumiu a administração por um período de 30 anos, com a responsabilidade de transformar o terminal, que tem hoje o maior movimento de cargas, no principal aeroporto de passageiros da América Latina.
    O projeto estratégico será um novo terminal a ser entregue até 2014, ano em que o Brasil terá um grande evento esportivo.
    Os investimentos também serão na área de segurança.Com a ampliação do aeroporto de Viracopos até 2014 a Azul Linhas Aéreas
    que opera 80% dos voos locais, anunciou que deve começar a operar destinos internacionais a partir de Campinas, divulgado por seu presidente David Neeleman, juntamente com dois projetos importantes, a conclusão da universidade de formação e o centro de manutenção.
    Os Aeroportos de Brasília e Guarulhos também passarão a ser administrados pela iniciativa privada ainda este ano. A Infraero acompanhará, por um período de três meses as transferências das operações.
    Com todas estas mudanças a região metropolitana de Campinas, passará a ter destaque neste modal tão valorizado no mundo.

    ResponderExcluir
  14. Marilia G. Batemarchi RA. 1120877115 de novembro de 2012 às 20:56

    Em 2011 tivemos o segundo maior aumento de passageiros entre as maiores economias no mundo e isso alavancou as empresas latino-americanas. O maior crescimento nos aeroportos foram as viagens doméstica, com o aumento 13,7 no Brasil, superando países como China , ficando atrás somente da Índia. Mesmo o Brasil tendo um crescimento de 13,7 em vôos doméstico,a tivemos uma retração de 2,5 na capacidade de transporte, mesmo assim houve 79 milhões de desembarque no Brasil, com isso ajudou a América Latina a ter a melhor taxa de expansão do mundo.
    Não há dúvidas sobre a importância do setor aeronáutico para o avanço socioeconômico de um país, sua relevância estende-se á sustentação do crescente setor de transporte aéreo, que já registra cerca de 128 milhões de embarques e desembarques. Para sediar os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016, a preocupação com a infraestrutura do País tornou-se pauta mais recorrente. Tão importante quanto atender á demanda que esses eventos provocarão, é investir na capacidade para sustentar o crescimento projeto para a economia do País e para atender melhor- antes, durante e depois desses eventos - os passageiros domésticos e as empresas que precisam do modal aéreo para viabilizar seus negócios, utilizando-se do transporte aéreo de carga.
    Os planos para a melhoria da infraestrutura do Brasil estão na mesa. A economia está crescendo. Os investidores estão estão fazendo fila. Mesmo assim, o futuro brilhante do Brasil parece ainda estar fora de alcance.

    ResponderExcluir
  15. Fernando Santos - RA 11105207

    Boa tarde a todos!

    Bom como é de conhecimento de todos o brasil de alguns anos para cá se tornou um pais emergente, isso significa que o pais esta conseguindo evoluir em todos os aspectos.
    E com esse crescimento a nossa economia de uma boa alavanca onde vamos conseguir investir em uma areá que hoje considero uma das mais pobres do pais. Distribuição(Logística), o nosso governos vai investir muito nessa área nos próximo 10 anos, isso é muito bom pois vamos alavancar ainda mais o nosso e-commerce, e uma dos modais que já receberam algumas mudanças nos últimos 3 anos foi o aéreo que com a chegada da empresa Azul que revolucionou a aviação no brasil e ajudou a alavancar esse modal. É muito gratificante saber que nosso pais esta evoluindo nesse aspecto.

    ResponderExcluir
  16. Ronaldo de Camargo - RA 11208152

    Boa tarde.
    O Brasil é o país da vez,depois de tantas coisa erradas que já presenciamos,hoje podemos afirmar que estamos no rumo certo.Isso está acontecendo devido ao crescimento econômico do país,para esse processo de desenvolvimento continuem, é necessário que as autoridades Brassileira contineum a invetir pesado nas áreas da logística, seja na parte fisíca ou sistêmica.
    Um país só consegue alavancar sua econômia se tivermos pessoas qualificada e com tecnologia de ponta, aeroportos que suportam todas as demandas.
    Hoje já presenciamos a facilidade de se locomovermos de avião entre os estados brasileiro.
    ``Eu acredito no meu país e sei que não vai demorar para que seja reconhecido mundialmente por todas as nações´´

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!!
    Apesar do crescimento da economia e decolagem no setor aereo, enfrentamos muitas dificuldades aeroportuarias principalmente. com um meio de transporte rapido desse que é por aviao, porem o desembaraço nos aeroportos é lentissimo. sao filas em todo o lugar, desde para estacionar o carro até a decolagem do aviao.
    Tivemos uma recente concessao que tende a melhorar gradativamente este aspecto pois as concessionarias terão que seguir indicadores de qualidade dentro do plano de exploração.
    no entanto com o aquecimento da economia estas necessidades de recursos para a demanda aeroportuaria com certeza serao supridas. a concorrencia entre empresas de trafego tambem tende a melhorar para o usuario. que é quem movimenta o mercado.

    Renato Pereira Lima RA 11207816

    ResponderExcluir
  18. Geraldo Vianna - 40 anos dedicados à logística e aos transportes


    Hoje, dia 24 de agosto de 2010, faz 40 anos que Geraldo Vianna, uma das principais lideranças do TRC - Transporte Rodoviário de Cargas, escolheu trabalhar na área de transportes, da qual nunca se separou.

    Tive a felicidade de conviver com Geraldo Vianna, desde que assumi a Secretaria de Política Nacional de Transportes/MT, em maio de 2004, estando ele na condição de presidente da NTC&Logística, nossa permanente parceira.

    Durante esse período, Geraldo Vianna se mostrou um líder que combina determinação com equilíbrio emocional, resultando em eficiência e eficácia política. Ele e tantos outros líderes do TRC muito contribuiram para a significativa melhoria do transporte rodoviário de cargas, a partir de medidas do Governo Lula, como a regulamentação da atividade do TRC, a lei de prevenção e repressão ao roubo de cargas, o programa Procaminhoneiro do BNDES, e os pesados investimentos na melhoria da malha rodoviária federal, incluindo os contornos de cidades - como o Rodoanel de SP - e os acessos portuários, como a Perimetral de Santos.

    A história de luta de Geraldo Vianna é conhecida por todos que atuam na área de logística e transportes e prescinde de um currículo formal. Mais importante do que a sua capacidade de liderar é, sem dúvida, a de fazer amigos, tratando a todos como se fossem irmãos.

    Hoje, após dois mandatos seguidos na presidência da NTC, Geraldo Vianna dirige a sua empresa de consultoria na área de logística e é Diretor da CNT.

    Geraldo, que venham mais 40 anos de brilhante atuação por um país justo, solidário e fraterno, em que a logística seja um meio eficaz para fazer as pessoas mais prósperas e felizes.

    José Augusto Valente - Diretor Técnico do T1

    Seu tiverem interesse em ler um pouco mais sobre transporte fica a dica.
    http://logisticaetransportes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O Brasil é um país que vem crescendo muito nos últimos anos e a procura por esse modal é muito grande. Para voos domésticos e para o transporte de carga, tem toda a facilidade menos tempo de viagem e o valor é bem acessível, faz disso as Linhas Áreas Azul, que desde 2008 vem se destacando por facilitar o bolso do consumidor. Só que para atender toda essa demanda, se deve ter mão de obra qualificada para melhor atendimento dessas demandas, e precisa-se trabalhar mais na infraestrutura do País, pois com isso teremos muito mais condições de atender á essas demandas nos próximos anos.

    Carla Cristina da Silva RA: 11207580

    ResponderExcluir
  20. Eduardo M. Alves RA :1120759818 de novembro de 2012 às 14:19

    O Transporte aéreo no brasil esta crescendo. tanto o volume de passageiros quanto o de cargas isso vem acompanhado ao crescimento da economia do pais, no transporte de passageiros atualmente esta mais fácil voar de avião os preços das viajem aéreas estão mais acessíveis (barato).isso faz aumentar o fluxo de pessoas nesse "modal".é bom pois ajuda na espanção das cias aéreas. Em épocas de férias e feriados o fluxo de passageiros aumenta muito as cias ainda não estão bem preparadas para atender essa demanda e as vezes ocorre diversos problemas. devesse lembrar da copa do mundo e das olimpiadas que estão vindo ai e os investimentos em infra estrutura nessa área tem que ser muito grande para atender a demanda de passageiros.
    no transporte aéreo de cargas não acho que esse modal ainda é eficiente pois o custo é muito alto e a infra estrutura não é muito grande a ponto de atingir mais localidades.comparado com outros modais. em resumo acho que apesar desses problemas e outros.o brasil esta crescendo no modal aéreo e tem muito a explorar nesse ramo decorrente da forte economia e futuros eventos que vai sediar.

    ResponderExcluir
  21. Jean Carlo Morales, RA: 11207618
    Vimos que os números dos brasileiros que utilizam o modal aéreo para viajar dentro ou fora do país vêm aumentando cada vez mais e observa se também que os vôos que vem de fora para o Brasil cresceram consideravelmente. Isso se deve ao fator econômico, que vem melhorando cada vez mais nos últimos anos. Com a economia crescendo cada vez mais e com os dois grandes eventos esportivos que vai ter no país, a tendência é que o modal aéreo seja cada vez mais utilizado no Brasil.
    Mas fica uma dúvida, será que o modal aéreo no Brasil está preparado para receber essa demanda de passageiros?

    ResponderExcluir
  22. Os números são bem interessantes, é bom saber que o modal aéreo brasileiro cada vez mais está melhorando e disponibilizando mais opções ao consumidor(usuário).Melhorando também o transporte de cargas, agora é preciso dar uma atenção a mais aos aeroportos.
    Parabéns professor ótima informação.

    ResponderExcluir
  23. O Brasil evoluiu muito nos ultimos principalmente na área da aviação. Porém há muito ainda para ser feito principalmente porque iremos ter 02 grandes eventos esportivos nos próximos anos. Será preciso investir e modernizar os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas, porque construir outro grande aeroporto em São Paulo e região metropolitana é inviável devido não terem espaço.Também será preciso investir em mão de obra especializada e em sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  24. Maria Betania Lopes RA 1120757918 de novembro de 2012 às 21:19

    Realmente o crescimento do transporte aéreo no Brasil nas últimas décadas vem crescendo muito devido as passagens aéreas estarem com um preço acessível,maior conforto entre outros beneficios. Isto está causando uma maior procura das classes C e D nas viagens aéreas, pois o custo beneficio entre uma passagem de avião em comparação com as viagens terrestres estão mais acessiveis. E o processo de crescimento da aviação no Brasil tende a crescer ainda mais devido a preparação do nosso País com a chegada da Copa do mundo e os jogos olimpicos no Rio de Janeiro. Mas devemos nos preocupar não somente com o crescimento em vendas e sim também se preparar com investimentos em tecnologia, melhoria nos aeroportos, treinamento para seus colaboradores. Porque se não nos prepararmos para isto o Brasil irá viver um caos aéreo devido a alta procura que estes eventos proporcionam.

    ResponderExcluir
  25. Everton Serafim dos Santos18 de novembro de 2012 às 21:21

    Everton Serafim dos Santos RA:11207603

    As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram uma expansão moderada de um dígito e as condições econômicas menos favoráveis reduziram o crescimento chinês. Contudo, a América Latina está liderando a expansão da indústria, seguida da Europa, que está crescendo fortemente apesar da crise.

    É muito bom saber que o Brasil vem crescendo cada vez mais e se tornando uma potência mundial, para q isso se concretize basta investir em nosso País.



    ResponderExcluir
  26. Willian Iop - RA 11208530

    O Transporte aéreo sofreu um crescimento considerável nos ultimas décadas aqui no Brasil. Nos tempos de hoje, onde temos uma nova classe média e passagens aéreas cada vez mais acessíveis para a grande população, é visível o crescimento deste tipo de transporte no País.
    Para os próximos anos, aonde se espera um crescimento gradativo deste tipo de modal, cabe às empresas e aos governos investirem em tecnologia e estrutura de forma a atender à esta nova demanda. É preciso aproveitar esta oportunidade para que deslanche de uma vez por todas este tipo de transporte aqui no País.

    ResponderExcluir
  27. Eliete Aparecida Bianchine18 de novembro de 2012 às 21:34

    Eliete Ap. Bianchine. RA: 11207603
    O setor de transporte aéreo apresentou um impressionante
    crescimento. O desempenho do transporte aéreo foi muito superior ao PIB. A retomada
    do crescimento macroeconômico a partir de 2003 foi crucial para o crescimento do setor.
    O número de passageiros no mercado doméstico
    brasileiro tem experimentado taxas de crescimento superiores ao dobro da taxa de
    crescimento da renda nacional. A mudança na elasticidade renda-demanda do setor
    sugere a existência de outros fatores que também contribuíram para o crescimento
    setorial. Dentre estes fatores pode-se mencionar a melhoria na distribuição de renda da
    população e a redução dos preços do setor, tornando o transporte aéreo acessível a um
    público consumidor antes afastado deste serviço.
    Cumpre destacar que o mercado de carga aérea vem crescendo consistentemente,
    em paralelo ao de transporte de passageiros, estimulado pela difusão do comércio
    eletrônico.

    Parabéns Brasil....

    ResponderExcluir
  28. o Brasil começou a crescer no ramo aeronáutico a poucos anos atras teve uma alteração positiva que ocorreu também no trasporte.
    O trafico a aéreo com destino ou origem no brasil vem crescendo muito, o aumento significativo de oportunidades de emprego vem aumentando cada vez mais e claro preciso melhorar muito ainda e investir na infraestrutura e na mão de obra qualificada do nosso país.

    RAFAELA TONINI ANASTACIO RA: 11207601 18/11/12

    ResponderExcluir
  29. O Brasil vem crescendo muito no transporte aéreo mais faltas a necessidade de investimentos sejam eles puplicos ou privados para ue a infraestrutura nos aeroportos possa surportar o aumeno da demanda tanto de passageiros quanto de carga nos próximos anos.



    Marcos Leandro Alves Ferreira Ra: 11207589

    ResponderExcluir
  30. O Brasil precisa reestruturar-se na questão aeroviária, pois a infraestrutura que consta disponível para utilização é precária e não suporta a demanda usualmente utilizada por todos as pessoas que se utilizam do avião.Os aeroportos são precários e precisa de investimento estatal para que possa atender todo o movimento demandado. Falta muita informação, muita estrutura e sobram pessoas.
    Enrico Camilo RA 11207896

    ResponderExcluir
  31. Angélica Bacari
    RA:11207588

    É o Brasil é um país que só apresenta crescimento,mais o que falta mesmo é uma boa administração,pois o governo tem que investir em tecnologia e estrutura para poder atender à esta grande demanda. Com este crescimento do modal aéreo brasileiro gera novos empregos para a população. É oportunidades estão surgindo tomara que estejamos preparados para elas.

    ResponderExcluir
  32. Hernando lucena Ra:1128016

    com o crescimento no modal aereo e mais um empurrao para o Brasil deslancha nessa nova era da tecnologia trazendo empresas estrangeiras para o Brasil com isso surge novos empregos .
    esperamos q depois da copa em 2014 o crescimento nao diminua .

    ResponderExcluir
  33. Marcelo de Almeida Rocha RA: 11208758.

    O Brasil tem a capacidade de crescer e muito, mas o que falta é uma melhor administração.
    Agora basta esperar que essa expectativa de trazer mais aviões
    sejam recebidas com suas atuais necessidades tanto nas estruturas e tecnologia, visando procurar por pessoas com alto conhecimento para assim fluir melhor as necessidades do nosso e do cotidiano de todos que dependem desse modal.

    ResponderExcluir
  34. Bruno Vicente RA: 11208308.

    Com crescimento do modal aéreo no Brasil, e com uma grande demanda de cargas e passageiros.Os aéroportos precisam de investimentos para que possam melhorar sua infraestrutura pois ainda é precário e para a Copa de 2014 não conseguirá comportar a alta demanda onde a busca pelo transporte aéreo está cada vez maior.

    ResponderExcluir
  35. Eliandro Oliveira.

    Como pude perceber, não só o Brasil, mas a América Latina toda esta em constante crescimento neste tipo de modal principalmente nos últimos 10 anos. E também temos como destaque o Brasil que representa 50% de todo este crescimento e não para por aí, temos a projeção de continuar crescendo ainda mais.E para tal crescimento naõ só o Brasil, mas a América Latina prescisará de um número enorme de aeronaves novas para atender toda a esta demanda que não para de crescer.no que diz respeito as aeronaves de grane porte somente o Brasil é o país que deve ter ou manter uma frote de aproximadamente 50 aeronaves. Acredito que isso mostra o valor do Brasil no mercado mundial.

    ResponderExcluir
  36. Fabiane Sá
    RA 11106449

    O Brasil cresceu muito nos últimos anos, e desenvolveu a qualidade de vida da população, principalmente das camadas mais pobres, que teve seu poder de compra aumentado, graças à política implantada nos últimos anos, que procurou beneficiar os mais pobres.
    Além disso, hoje o Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas e agropecuários, tornando a nossa economia cada vez mais sólida. A perspectiva é que o nosso país continue crescendo nos próximos anos para que a população tenha melhor qualidade de vida com menos miséria, fome e desemprego.

    ResponderExcluir
  37. Daniel Batista Vieira17 de agosto de 2013 às 11:57

    Essas informações é muito importante, pois agrega muito valor para o nosso conhecimento e para o país . O transporte aério vem crescendo cada vez mais e temos que estar bem qualificados para atender a demanda do mercado .
    Podemos nos orgulhar de certa forma porque é muito importante para o crescimento da nossa economia, mais empregos etc.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daniel b. Vieira 1080011517 de agosto de 2013 às 12:08

      Daniel Batista Vieira 11800115

      Excluir
  38. O aumento no número dos voos no Brasil foi de longe muito maior do que o aumento apresentado pela média global. Esse fato pode ser explicado por dois fatores:
    O primeiro fator está relacionado com a redução do preço das passagens aéreas, o que as tornam árduas concorrentes das passagens rodoviárias.
    O segundo fator está relacionado ao desenvolvimento de todo o sistema aéreo brasileiro: Embora moderno, ainda há muito espaço para se expandir. Prova disso é o índice de utilização. Enquanto nos Estados Unidos as pessoas voam em média 5 vezes por ano, no Brasil esse índice é de apenas 0,9.

    ResponderExcluir
  39. Lidiane josefa gomes mendes18 de agosto de 2013 às 00:24

    Percebi com relaçao ao texto, que nosso trafégo aéreo vem crescendo de uma forma surpreendente para o nosso pais .E nossas expectativas são de maior intensidade com o decorrer dos anos,pois a demanda é precisa com o aumento pela procura do nosso pais, que irá sediar grandes eventos como a copa do mundo,por isso precisamos estar preparados como um pais atento à melhorias e melhor desenvolvimento

    ResponderExcluir
  40. Tatiane Fattore RA 1131076618 de agosto de 2013 às 15:37

    Em relação aos "Voos do Brasil",estudos mostram que aproximadamente a uma década,o brasil,teve uma alteração positiva e isso inclui no transporte,tendo aumento de 115%,o que torna-se muito vantajoso em se tratando de oportunidade de emprego novas demanda de voos,e de novos investimentos.
    Segundo o estudo observou-se que há no brasil grande oportunidade de expansão principalmente em relação ao transporte modal aéreo.


    ResponderExcluir
  41. O Brasil vive um grande momento na economia, por isso o aumento nos números de voos e a tendência é aumentar ainda mais. Nos próximos anos vai ter grandes eventos esportivos no Brasil,com isso a vai aumentar o números de pessoas que vão passar pelo Brasil seria a hora do governo e a iniciativa privada aproveitar o momento e investir pesado na modernização e na capacidade dos aeroportos.

    ResponderExcluir
  42. O aumento do transporte aéreo está em crescente devido a novas empresas verem uma oportunidade em um novo segmento de transporte "popular". Com esse crescimento e com uma nova estruturação o transporte de cargas também teve seu caminho aberto, pois com a baixa do custo e o aumento da demanda conseguimos fortalecer e concretizar essa nova etapa que ira surgir para a Logística no Brasil. Anteriormente somente as classes mais estruturada conseguia ter acesso no transportes aéreos. E não seria diferente para as Empresas, somente as Empresas mais consolidadas e "ricas" conseguiam utilizar a Logística aérea dependendo de sua necessidade. Essa popularização do Transporte Aéreo no Brasil mostrou que temos muito a desenvolver ainda em questão dos modais de transportes usados.

    ResponderExcluir
  43. Rafael Piccolomini - 11309697

    Alguns anos atrás viajar de avião no Brasil não era pra qualquer um, mas hoje em dia isso mudou , aumentaram as companhias que fazem esse tipo de transporte e com isso acabou reduzindo o custo das passagens aéreas ficando mais acessível aos consumidores, porem ainda continua muito caro para se fazer o transporte de cargas no pais.
    Se houver mais investimentos com o transporte aéreo no Brasil as empresas e a população faram melhor aproveito melhorando a economia do pais em todos os sentidos, como importação e exportação e turismo que no Brasil temos muito a mostra para a população.

    ResponderExcluir
  44. Maíra Ferreira Leme

    Esse texto trás um argumento muito interessante, pois fala sobre o tráfego aéreo no Brasil que vem crescendo cada vez mais. Essa seria uma grande oportunidade para o país se destacar cada vez mais, só que ha uma grande falta de mão de obra qualificada e falta de mais investimentos na área da tecnologia pois vem crescendo muito também, todos nós devemos aproveitar essa grande oportunidade e nos qualificarmos para que pessoas de outros países não tenham que ocupar esses lugares.
    O Brasil vem crescendo de todas as formas não só com o tráfego aéreo, temos como exemplo o marítimo que tem em destaque o porto de Santos que movimenta cerca de 50% do PIB.Com esses grandes investimentos o Brasil só tende a crescer.

    ResponderExcluir
  45. Wagner Corrêa Marin Junior - RA. 11208757

    Muito bom saber que, finalmente o governo começou a dar atenção a este estilo de modal.
    Falta muito para alcançarmos os números desejados, não temos infra-extrura para recebermos pousos e decolagens para aviões de grande porte na maioria dos aeroportos. As pistas são pequenas e não suportam a carga de peso exigida.
    Esperamos que até 2031 estejamos totalmente preparados, uma vez que, a maioria das aeronaves utilizadas pelas companhias passam dos 20 anos de uso.

    ResponderExcluir
  46. hoje em dia ficou bem mais facíl viajar de avião,aumentaram as companhias aeréas,ficando mais acessível para os consumidores.segundo estudo a tendência é aumentar ainda mais.Assim nosso país fica cada vez melhor e crescendo a cada dia que passa com essa demanda

    ResponderExcluir
  47. José Antônio de Oliveira - 11310063

    O Transporte aéreo tem crescido muito nos últimos anos no Brasil, e estima-se que cresça ainda mais futuramente, com esse crescimento os aeroportos brasileiros precisarão de mais investimentos públicos e também privados. Ainda mais com os eventos esportivos que teremos nos próximos anos, irá aumentar muito a movimentação de pessoas nos aeroportos. Acredito que o país tem tudo para acompanhar esse crescimento, gerar novos empregos, basta agora à população procurar qualificação profissional e crescer junto com o país.

    ResponderExcluir
  48. José Marques Santos Segundo = 11309858

    Muito bom ficar atualizado dessas informações, quando se fala em crescimento, estamos falando de esperança e uma nova expectativa de vida. O Brasil nos últimos anos vem se destacando com percentual bastante elevado, isso significa que os nossos governantes estão voltados para o crescimento, porém falta muito que se fazer. Se 38% dos voos com destino a América Latina passa pelo aeroporto brasileiro, considerado o quarto maior tráfego aéreo do mundo, está bem claro que, os nossos aeroportos estão carentes de investimento para atender toda demanda. Mas acredito que, com as mudanças de classes sociais que vêem acontecendo durante esse período, a tendências é termos mais qualificação profissional para ajudar no crescimento do país.

    ResponderExcluir
  49. Estamos diante de uma modal em pleno crescimento – o aéreo – onde antes era um luxo, hoje quase uma necessidade de locomoção.
    Com o crescimento da renda per capita no Brasil, as empresas do ramo, viram com bons olhos um possível investimento, novas aeronaves lançadas a cada semestre, promoções, planos de fidelidade, era um mercado ainda a ser explorado, e com esse plano de crescimento, as empresas começaram abrir as portas para as pessoas que nunca imaginaram entrar em um avião.
    E esta ascensão movimentou o modal mais caro, o aéreo, aproveitando os porões das aeronaves para um transporte mais rápido e eficaz, onde hoje faz a diferença para o ramo de logística, mas o preço ainda não é o mais ideal, mas quem sabe futuramente com mais voos pelo Brasil, este custo não fique mais atraente.

    ResponderExcluir
  50. O Brasil terá que se reestruturar referente a modais aéreos pois estamos tendo um grande índice de aeronaves no nosso País gerando crescimento nas vendas e trazendo oportunidades nas demandas.

    ResponderExcluir
  51. Com a economia brasileira em alta nota-se que o governo vem investido nos aeroportos, pois a demanda de voos para America Latina passa pela sua maioria pelo Brasil antes do seu destino final.Com a ampliação deste modal que esta em pleno crescimento a geração de empregos é imprescindível.
    O aumento de voos no Brasil, fez com que o valor das passagens aéreas diminui-se, sendo assim o pais chegará a seu maior numero de passageiros em 10 anos.
    Mas ainda continua sendo um modal muito caro quando se trata em trasporte de materiais, em comparação com os outros modais.
    Mas neste ritimo de crescimento logo o modal aéreo vai se tornar um dos mais utilizado.

    ResponderExcluir
  52. Jairo de Oliveira Pontes RA:11310147

    O crescimento de empresa que se estalaram em nosso países cresceu muito nesses ultimo 10 anos,e assim cresce a procura desse modal para transporte,só precisa de mais isentivo politico dos nossos governante com infra-estrutura dos aeroporto e com o preço reduzido e mais empresa aérea para ser mais competitivo,esse modal é o mais caro para transporte de carga,com o transporte de pessoas o preço esta mais atraente.
    precisa mas investimento com aviões maiores,com outras empresas, e com os custos mais acessíveis, para que possamos chegar no ano 2031 com 50% de demanda para atender a nossa população e empresa em nosso pais.

    ResponderExcluir
  53. Angelina Justino da Cunha19 de agosto de 2013 às 23:55

    O tráfego aéreo na America Latina vem crescendo significativamente, e o país que mais se destaca é o Brasil. O meio de transporte que até uma década atrás era utilizado apenas pela classe privilegiada economicamente hoje vem se tornando cada vez mais acessível as classes em ascensão, aumento este que não deve parar , segundo especialistas o Brasil será o pais com maior demanda de aeronaves da America Latina nos próximos 20 anos.

    Para a logística brasileira este crescimento é muito importante e quem sabe com apoio do governo o modal aéreo possa corresponder as expectativas do custo beneficio e represente um número maior nos volumes distribuídos nos modais do país.

    ResponderExcluir
  54. Com todo esse crescimento de vôos no Brasil isso e muito bom, fica bem mais fácil de viajar e concerteza se continuar crecendo desse jeito sera o modal mais eficaz tanto pra transporte quanto pra viajem...
    com tanta infra estrutura possibilita ate mais oportunidade para pessoas qualificadas .
    So que ainda continua sendo um modal muito caro para transporte de cargas , mas mesmo assim e um modal muito utilizados mesmo com um valor alto em vista dos outros modais.

    Alex Mação
    Ra:11309569

    ResponderExcluir
  55. CARLOS CELSO FERREIRA - RA - 11106294 (ELETIVA)

    Todo este crescimento é importante, porém o que me deixa apreensivo é que os investimentos em novos aeroportos e a modernização dos aeroportos já existentes, são quase nada, perto da necessidade que será preciso para suportar todo este crescimento.

    ResponderExcluir
  56. Robson Fernando da Silva - RA 11309103

    O desenvolvimento no trafego aéreo de fato é muito importante, porem como informado houve um aumento de 115% no fluxo aéreo na ultima década, prevendo o aumento dos números nos próximos anos,a dúvida é a seguinte se fala em investimentos bilionários de frotas, mas não vemos o desenvolvimento nos aeroportos, tanto que o brasil vai assediar a copa do mundo e os aeroportos ainda não possuem instruturas adequadas.

    ResponderExcluir
  57. Giovanne Kauê Miguel - 1130943220 de agosto de 2013 às 10:12

    Boa tarde.
    Como um país imergente em crescimento voluptuoso, obviamento precisamos repensar na logística de um todo. Temos a previsão de um crescimento de US$242 bilhões, num pais com pouca infra estrutura. A previsão é essa, simples e arrebatadora, mas resta a dúvida na qual, se este país se encontra em prontidão para receber tanta informação? Estamos falando de algo com apenas dezoito anos de diferença, muito pouco tempo para um vasto crescimento.
    Lembrando também, que no ano no qual se segue(2014), seremos o país sediador da copa, então a preocupação neste momento tem sido o comercio em si, ou seja, dois anos deste dezoito perdidos para simplesmente o comércio e estádios, e nenhum momento perdido para aeroportos, falta muita infra estrutura ainda. Não há um preparo para grandes frotas em questão de importação/exportação.

    ResponderExcluir
  58. É crescente a demanda de procura de voos em nossos aeroportos, entre eles os voos domésticos, que também aumentaram no Brasil.
    A infraestrutura, muitas vezes imprópria, acarreta em necessários investimentos para melhor suporte ao novo cenário no comércio aéreo brasileiro. Levando em conta os eventos mundias que aqui serão sediados, aumentando ainda mais o tráfego aéreo nacional e internacional.
    O porte das aeronaves também está diferenciado, uma vez que as transações além de passeio, são de cargas, para comércio. Este fator, entre outros são importantes itens que influenciam no aprimoramento no meio aéreo brasileiro.

    ResponderExcluir
  59. Thayná Fogaça RA 11309294

    A demanda de voos no Brasil vem crescendo constantemente beneficiando a economia do país e contribuindo na geração de empregos, por outro lado o aumento dos voos faz com que seja necessário grandes investimentos na infraestrutura aeroportuária.

    ResponderExcluir
  60. Patricia Moretto R.A. 1131083720 de agosto de 2013 às 11:42

    De acordo com o texto, fica claro o aumento de voos na America Latina, em especial no Brasil, sendo que nos últimos 10 anos o trafego aéreo cresceu cerca de 115% em nosso pais. Esta crescente deve-se a diminuição da taxa de desemprego, o que consequentemente aumenta positivamente a economia brasileira. Deve-se então, investir na infra-estrutura dos transportes e também na capacitação de pessoas para atender a toda esta demanda em crescimento.

    ResponderExcluir
  61. Luis Henrique Favoretto - 1130965220 de agosto de 2013 às 11:58

    Com base nos números, o Brasil referente ao transporte aéreo era muito abaixo do que os outros países, tanto em sua parte econômica, social e aos olhos do resto do mundo.
    Porém os estudos realizados na ultima década nos mostra que houve uma leve mudança
    Nestes números para melhor, mas ainda nada comparado a outros países mais desenvolvidos
    E com melhores condições de tráfego aéreo. Hoje o Brasil está entre os 4 maiores do mundo no modal aéreo,sendo um dos maiores em crescimento em vendas e-commerce,aumentando a quantidade de vôos e conseqüentemente alterando a divisão entre os modais que hoje tem como principal o rodoviário e o aéreo o menos utilizado.
    Com este crescimento teremos que aumentar o número de aeronaves para que futuramente possamos atender a demanda, e se atentando também ao alto custo que estas mudanças irão gerar para o país, mas com a consciência de que irá nos trazer muitos benefícios.

    ResponderExcluir
  62. Brasil se encontra entre os quatro maiores no modal aéreo mundial,com esse constante aumento taxas de desemprego irão diminui fortalecendo o economia brasileira cada vez mais, entretanto precisa -se de mais investimento na infra-estrutura e mão-de-obra qualificada visando assim um bom atendimento da demanda futura, trazendo muitos benefícios ao país.

    raffael augusto RA:11310794

    ResponderExcluir
  63. Rosiane Cordeiro RA 11310071 Faj

    O ritmo acelerado de mudança e o aumento da competitividade da indústria aérea global como evidenciado pelos dados, significa que companhias aéreas e a indústria de viagens de maneira mais ampla cada vez mais precisam basear a tomada de decisão logística e operacional em dados e percepções analíticas, à fim de identificar oportunidades e riscos à medida em que surgem. Com todo o crescimento econômico é notável a força da classe média viajante que vem trocando o ônibus pelo avião em suas viagens assim como a economia do turismo vem contribuindo para o aumento do PIB. Apesar de todos esses avanços a infraestrutura aeroportuária, em sua grande parte a cargo da Infraero, empresa que administra os aeroportos responsáveis por mais de 95% do tráfego aéreo, não cresceu no mesmo ritmo da demanda. O setor aéreo apresenta contribuição para o desenvolvimento e crescimento sustentável do País, estamos confiantes na concretização da visão de 20 anos para o setor e esperamos que, em 2030, todos os benefícios sociais advindos do seu crescimento sejam atingidos, tornando o setor aéreo brasileiro uma referência para outros países no mundo.

    ResponderExcluir
  64. Eliane Carboneze Acho ótimo que o país está crescendo nessa demanda de transportes aéreos e demais. Até mesmo porque capacidade tem. As vendas E Commerce dispararam e ligado a isso consequentemente os transportes também. O Brasil hoje é o 4º mercado mundial, mas podemos ter a certeza que com a tecnologia cada vez mas aplicada no mercado, chegará a 2º logo, é uma questão de tempo. E assim o desemprego diminuindo cada vez mais. Mas para isso todos precisam começar a se conscientizar e acreditar mais no país.

    ResponderExcluir
  65. Felipe Araujo de Oliveira RA 11309488
    Aumento os voo na America Latina foi para 115% isso foi bom para os aumento de trabalhos com isso as vendas e o commerce dispara muito e o transporte aerio também o Brasil e o 4 lugar no Mundo em vendas vendo isto o Governo Federal fez um projeto que ate 2025 vai equilibra os voo com os demais países vão ser investido 225 bilhões para isso ser feio vai ter uma despesa grande mais os lucros serão muito grandes para a economia do pais assim aumento o emprego e podendo quem sabe chegar entre os três primeiros lugares do Rank mundial de vendas e commerce.

    ResponderExcluir
  66. Eliane Amorim - RA 1130977520 de agosto de 2013 às 17:45

    Mediante a atual importância do Brasil hoje no mercado internacional, nossas importações cresceram demais em todos os modais, bem como as exportações (mesmo que não tenha sido na mesma proporção da importação) e, diante desta situação, os armadores e companhias aéreas acabaram ficando com espaços lotados e diante disso subiram seus preços impactando diretamente no custo final do produto.
    Para que a área de comércio exterior possa crescer ainda mais no país é necessário que haja mesmo um maior investimento em nossos portos, aeroportos, ferrovias e principalmente rodovias para que tenhamos preços melhores e mais opções para remover as mercadorias. Nossos portos e aeroportos estão lotados e diante de tanta burocracia levamos quase um mês para ter a mercadoria desembaraçada. Uma boa opção para termos um transporte ágil, seria adotarmos a multimodalidade (como em países desenvolvidos) se todos os modais funcionassem como deveriam no Brasil.

    ResponderExcluir
  67. O brasil vem crescendo de maneira excepcional oque diz respeito a utilização do modal aéreo , esperamos que todos os investimentos necessários para suportar esse crescimento seja 100% bem utilizados para que o pais possa decolar cada vez mais nos seus resultados desejados.

    ResponderExcluir
  68. Leonardo Plaça Minardi RA:11105347

    O aumento do fluxo aéreo brasileiro mostra como o Brasil vem se destacando na América Latina e principalmente no Mercado mundial.Alvo da concorrência das companhias aéreas (uma das principais motivadoras do aumento movimento aéreo brasileiro)compravam que já olham o brasil com bons olhos,e que a tendencia é esse mercado aumentar.É claro que o investimento é muito alto,e ainda tem que se melhorar em muitos aspectos,porém o retorno promete ser impactante na economia brasileira.

    ResponderExcluir
  69. Ana Paula Bento RA:1131037620 de agosto de 2013 às 19:56

    O Brasil teve um aumento gigantesco no fluxo aéreo, porém nosso país
    ainda é pequeno se comparar com países como Europa e America do Norte, para sustentar todo o trafego aéreo que seria essencial ao nosso país o governo teria que desembolsar muito dinheiro, "o que em nosso país se torna fonte de desvios", porém com o crescimento econômico isso será essencial.

    ResponderExcluir
  70. Anderson Fernando Martins RA 1110654220 de agosto de 2013 às 20:42

    O Brasil é um país que vem crescendo muito nos últimos anos e a procura por esse modal é muito grande. Para voos domésticos e para o transporte de carga, tem toda a facilidade menos tempo de viagem e o valor é bem acessível, faz disso as Linhas Áreas Azul, que desde 2008 vem se destacando por facilitar o bolso do consumidor. Só que para atender toda essa demanda, se deve ter mão de obra qualificada para melhor atendimento dessas demandas, e precisa-se trabalhar mais na infraestrutura do País, pois com isso teremos muito mais condições de atender á essas demandas nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  71. Gustavo Antonio Correa RA 1120757620 de agosto de 2013 às 21:08

    Como pode se ver na reportagem, o Brasil vem crescendo muito em todos os modais, mas ainda é preciso investir em infra estrutura. Não é difícil ver os principais problemas gerados com esse crescimento em partes desordenado, como fila nos portos, congestionamentos nas rodovias, caos nos aeroportos nacionais, etc. Oque faz elevar muito o preço do transporte sobre o produto final. Precisamos sim investir em aumento do número de aeronaves, mais é preciso um melhor planejamento para poder crescer de forma ordenada, diminuindo assim uma boa porcentagem desses problemas e melhorando o transporte para todos os níveis e setores desse abrangente pais.

    ResponderExcluir
  72. Pedro Sperança (Eletiva)

    Hoje o brasileiro tem uma grande facilidade, o crédito. Esse crédito é um dos grandes responsáveis por esse crescimento no número de voos. Antigamente, voar era só pra classe média-alta, bem diferente de hoje que qualquer um tem a facilidade de parcelar em inúmeras vezes uma passagem de valor mais acessível.A demanda cresce ainda mais com o Brasil virando ponto turístico em razão dos eventos esportivos que ocorreram esse ano (copa das confederações) e os que vão ocorrer (copa do mundo e olimpíadas). O governo brasileiro não estava preparado para esse grande crescimento, gerando essa falta de instrutura nos aeroportos. Segundo informações recentes o governo alega que até 2014 os aeroportos terão o dobro da capacidade, mas aumentar a capacidade sem pensar em estrutura não adianta. Com a capacidade atual já há vários gargalos e problemas causando enormes filas e atrasos, dobrar o numero só ira piorar a situação.

    ResponderExcluir
  73. Segundo estudos de especialistas, o Brasil teve um aumento significativo em sua quantidade no trânsito aéreo em uma década, no qual chegou a 115%, tendo como principais pontos a sua melhora econômica e seu crescimento no e-commerce por exemplo. A previsão é que esse modal cresça ainda mais nos proxímos anos se igualando ainda mais com os demais, porém o Brasil não contém um bom planejamento e infra estrutura para acompanhar esse desenvolvimento, pois como podemos ver a copa do mundo em 2014 no qual não se vê nenhum tipo de investimento a altura do evento.

    ResponderExcluir
  74. Leandro Costa gallo RA1130969620 de agosto de 2013 às 23:06

    Com uma demanda muito grande de voos no Brasil, o país tem pela frente um grande investimento no transporte aéreo, tanto para voos domésticos quanto para o transporte de cargas. Porem falta investir em infra estrutura para acomodar tamanho crescimento, é fundamental este tipo de crescimento mas tem que ser de forma organizada e com fortes investimentos em treinamentos para que posa ter mão de obra qualificada para atender a demanda.

    ResponderExcluir
  75. Silvana A. Campos RA 11310892
    O Brasil tem tudo para crescer, mas por motivos políticos tudo encontra - se meio parado,acho que temos que pensar em tudo, e ver até que ponto tudo isso vai sair do papel e virar uma realidade, será que teremos mão de obra para esse avalanche que tem crescido a cada dia? Pois hoje em dia o que mais falta é pessoas qualificadas no mercado de trabalho. Seria um prazer para nós ver tudo isso se tornando realidade, mas infelizmente não depende só de nós.

    ResponderExcluir
  76. Évelyn Jaqueline - RA 11105983

    Pesquisas mostram que na última década o tráfego aéreo com destino e origem no Brasil teve um aumento de 115%, mostrando o cesacimento de e-commerce no Brasil.
    Com isso o Brasil que antes era visto como " ausente de desemprego" irá gerar novas oportunidades de empregos, onde ira precisar de pessoas qualificadas para o mercado.
    Os projeos visando o crescimento nos modais, mostram um equilibrio entre eles daqui alguns anos, mostrando a necessidade de investimentos em aeroportos para atender essa grande demanda.

    ResponderExcluir
  77. felipe da silva alencar RA 1130983520 de agosto de 2013 às 23:26

    Com todo crescimento na logística da América latina,é necessário maior infraestrutura para que o brasil suporte os aviões de grande porte.Mas para isso é necessário que melhore ainda mais os aeroportos com sinalização,pista de pouso e etc...
    já que o Brasil é recordista mundial em vendas é necessário se adequar para vôos mais altos.

    ResponderExcluir
  78. Caio Cesar P. Rodrigues - R.A: 1130975220 de agosto de 2013 às 23:38

    O Brasil vem se destacando em relação aos demais países da America Latina, com números motivadores para os brasileiros, tanto para investidores quanto para a sociedade em geral.
    Em geral podemos notar que apesar de ser um investimento alto que governo deverá investir, é algo que trará grandes benefícios ao país, não apenas na geração de empregos como também em se tornar uma potência no setor aéreo.

    ResponderExcluir
  79. Para um pais do tamanho do Brasil e pelo momento economico que esta passando ,já era pra estar muito mais a frente no setor aéreo.

    ResponderExcluir
  80. Letícia A. da S. de Oliveira RA:11105236

    Crescimeto no modal aéreo neste ultimos dez anos, representa algo muito importante para o país.
    O artigo mostra os significativos crescimentos que o Brasil está tendo nesta última década, que consequentemente traz oportunidades como: emprego; compra de novas aeronaves e novos provedores logístico.
    Devido a esta crescente demanda faz com que os preços de passagens sejam mais acessíveis e o volume de mercadoria que entra e sai do país seja maior.
    O Brasil tem fatia significativa desse modal na América Latina, pois 50% da demanda de aeronaves seria para atender as empresa do país.
    Portanto todos os dados e estimativas mostram que o tráfico aéreo com destino e origem no Brasil cresce de forma sustentada.

    ResponderExcluir
  81. O Brasil é um país que cada ano que passa tem o seu crescimento cravado no mercado, mas por outro lado falta uma administração mais ativa e participativa, investindo mais em tecnologia de ponta. Com isso podemos atender à esta grande demanda que não para de crescer. Com o crescimento do modal aéreo brasileiro a população se beneficiam com novos empregos gerados. É com isso novas oportunidades surgem todos os dias.
    Sergio Pedrozo

    ResponderExcluir

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.