segunda-feira, 5 de março de 2012

Só não lê quem não quer

Quando o Ministério da Educação lançou o site Domínio Público, uma biblioteca digital desenvolvida em software livre (política do governo para evitar a escravização aos tradicionais sistemas operacionais), foram disponibilizados livros da mais alta qualidade para serem lidos na tela do micro computador ou mesmo dando seu download e impressão. São obras de autores diversos, nacionais e estrangeiros, dos mais renomados, onde deveríamos ler um a um. Livros tais como: “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, “Cinco Minutos” de José de Alencar, alem de “O Cortiço” de Aloísio de Azevedo e tantos outros, são imperdíveis e free.
Já quando estamos em meio a uma pesquisa de um assunto específico, seja para conhecimento pessoal ou para a escola, faculdade, temos o Google Books, que tem na sua quase totalidade, livros com acesso restrito, pois ainda são comercializados por todo o mundo, alem do respeito ao direito autoral. Dentro do Google Books, pode-se, por exemplo, ler algumas páginas sobre um determinado conceito, que está contido num livro na biblioteca da Universidade, mas é um domingo e você não tem acesso ao livro fisicamente. Você lerá da mesma forma e poderá gerar conhecimento e crítica para seu trabalho. Você pode procurar por assunto, nome do livro, autor, editora, enfim, não tem como não ler um pouco sobre o que quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.