sábado, 14 de abril de 2012

Parabéns Santos, pelos 100 anos

É comum que vejamos com mais frequência comemorações de centenários. Hoje em dia, até o ser humano chega mais facilmente aos cem anos de idade. Um século se tornou mais curto, mais visível, mais rastreável, talvez pelo fato de que agora são mais documentados e mais divulgados.
Hoje, no mesmo dia que a cem anos ao Norte do Oceano Atlântico, o Titanic afundava e deixava um sonho de muitos pra trás, nascia ao Sul do mesmo Oceano o time dos sonhos dos brasileiros, à beira mar, Santos Futebol Clube. Quis o destino ser assim, assim como quis o destino também, ser sugado do centro do país (Três Corações - MG), para salgar os pés geniais neste mesmo Oceano, o atleta do século XX, o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé (vídeo de 9 minutos, com som, imperdível). O destino também fez juntar uma constelação de estrelas, que não citarei nomes, evitando esquecer de alguém, mas eles mesmos narram hoje em dia que não entendem como e porque eles foram se juntando ao longo do tempo na Vila Belmiro.
Muitos clubes de futebol já comemoraram seu centenário, outros ainda virão. Muitos clubes tiveram jogadores geniais e períodos de campanhas exemplares, mas nenhum deles teve a quantidade de super craques e  a quantidade de times com os conjuntos que o Santos expôs ao Brasil e ao mundo.
O Santos já parou uma guerra, é o segundo time da maioria dos brasileiros, é a marca que junto à Amazônia, Airton Sena, seleção brasileira e a recente pujança econômica, faz os brasileiros serem recebidos com alegria ao redor do mundo. Basta perguntar a quem tem viajado.
Para os que gostam e os que não gostam de futebol, independente de sua agremiação, mas motivado pelo conhecimento da história, recomendo o documentário de 15 minutos abaixo, onde mostra que sobre adversidades é onde se consegue vencer com mais valor. E aqui o vídeo comemorativo da data de hoje.            
     

2 comentários:

  1. Não sou santista, mas gosto muito do time, principalmente pelos grandes (pequenos) jogadores que vem formando e por alguns deles, já ter participado de jogos grandes, como é o caso do Neymar, Ganso, Elano, enfim...eu diria: os meninos do Santos, estão dando continuidade no que se diz em Rei Pelé... e que venham outros cem anos mesmo...com toda essa gana e atitude desse grande time, tem muito o que se comemorar ainda!Parabéns pelo centenário!

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XEx1tq3QiNQ

    ResponderExcluir

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.