terça-feira, 29 de maio de 2012

Indicador de desempenho, simples assim

Na definição acadêmica de Indicador de Desempenho nos reportamos normalmente às medidas de processos produtivos ou de serviços, onde se juntam seus dados, na maioria numéricos, representando sua medida e resultados. Estes indicadores expressam os mais diferentes processos que nossa imaginação não possa alcançar, pois obviamente, não temos conhecimento de todas as ciências. O que se sabe é que independente do que este indicador de desempenho venha medir e expor os seus resultados, algumas peculiaridades são comuns a todos eles. Um Indicador de Desempenho deve medir processos críticos, estes devem ser interpretados e expostos de forma isenta e adequada, demonstrando controle e dela poder gerar ações de correção. A nossa particular saúde financeira, nos faz tomar decisões de investimentos, maior retenção de despesas, projetar a compra de um bem, dentre outros. O controle de consumo e gastos de nosso automóvel, nos proporciona concluir se algo desregulou no veículo e qual combustível utilizar. Inúmeras outras medidas de desempenho nos leva a garantia de ter às mãos as rédeas do processo. Distorções do conceito correto de indicadores de desempenho podem ainda ser praticados involuntária ou voluntariamente. São aqueles onde se destacam processos sem nenhuma relevância em detrimento de processos de interesse geral. Dados podem ser omitidos ou dado pouca ênfase. Números podem ser “torturados”, isto é, apresentado de forma a dar pouco destaque ou pior, serem fraudados. Expressa-lo de forma relativa e não absoluta ou vice-versa, de tal forma a expressar o interesse do seu criador. Um bom texto sobre este bad-subject está no blog paginadowill, onde mostra estas variações negativas de apresentação de indicadores. A matéria escrita por Leandro Callegari Coelho, no site da Logística Descomplicada, como um nice-subject, mostra didaticamente os conceitos adequados sobre Indicadores de Desempenho.

Estratégias e Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (key performance indicators) são medidas de desempenho, quantificáveis, que ajudam as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas consideradas importantes para a organização. Como são medidas globais, que envolvem toda a empresa, devem refletir ... (leia o restante)

100 comentários:

  1. Ricardo José da Silva30 de maio de 2012 às 18:02

    O texto nos mostra o quanto é importante ter indicadores (KPI´s) no processos internos, esses indicadores ajudam as empresas a dar um direcionamento às performances mais importantes de cada organização.
    Existem diversos indicadores que são apropriados para cada tipo de negócio, depende de cada empresa escolher os seus indicadores, ou seja, aqueles cujos resultados serão importantes para a empresa.
    Esses indicadores visam uma melhora contínua dos processos alavancando assim vantagens competitivas no mercado.
    Portanto é de suma importancia, verificar e aplicar aquele que mais se “encaixa” a sua necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Jéssica Carolina da Silva31 de maio de 2012 às 09:57

    Indicadores de desempenho ou KPIs medem processos críticos ou seja são medidas de desempenho que ajudam as empresas a avaliar e melhorar sua performace em áreas importantes.
    Atualmente temos diversos indicadores porem o que diferencia a escolha é a real necessidade da sua empresa, conforme seu processo e sua necessidade você escolhe o KPI indicado no caso o que mais se adequar, logo cada empresa terá indicadores levemente diferentes.
    A análise que o indicador (KPI) realiza traz resultados importantes para a organização pois é atravez dele que iniciamos a visualização de possíveis "problemas" e consequentemente vamos encontrar uma solução ou melhoria contínua, como um benchmarking interno e obter vantagem competitiva.

    ResponderExcluir
  3. Indicador de desempenho tem a importante função de ajudar no desenvolvimento de ações de melhoria de processos critícos, que se baseiam na coleta de dados e sua posterior avaliação e tomadas de decisão. Os dados que devem ter acuracidade e precisão como mostra o texto acima e não para benefício de seu criador. Sempre temos que buscar o benchmarking, a melhora continua, pois nem sempre o que esta dando certo é o ideal para o amanhã. Em algums casos é necessário customizar os IPI´s de modo a se adequarem aos processos ou controles de sua empresa, casa ou controle critícos em geral.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Edison Indicadores são muito importante dentro de uma empresa, ajuda no processo internos avalia e melhora sua performance em áreas importantes.
    Com uma demanda alta temos vários indicadores para varias necessidades da empresa isso vai de cada empresa.

    ResponderExcluir
  5. Isabella Corsi Santos31 de maio de 2012 às 21:27

    Um Indicador OU(KPIs)), mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos de tecnologia da informação permitem que o objetivo seja alcançado.

    KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.

    ResponderExcluir
  6. Edison,
    Os Indicadores de desempenho (KPI´s), tem um papel muito importante nas grandes, medias e pequenas empresas, ajudando no desenvolvimento de ações de melhorias, nos seus processos mais críticos, pode se basear na coleta de dados e sua posterior avaliação e tomadas de decisão, ajudam as empresas a avaliar desenvolver processos para melhora a performance de seus processos, em áreas mais importantes e estratégicas de uma corporação, visa a melhora contínua dos seus processos. Não da para citar os número de KPI’s de uma empresa, vai dela saber o que precisa ser controlado.

    Tanks.
    :D

    ResponderExcluir
  7. Indicadores de desempenho é uma ferramenta muito importante para uma empresa, pois com os indicadores as empresas consegue medir e controlar seu processo (critico), conseguindo fazer as devidas correções e melhorias de modo reduzindo custos, conseguindo qualidade em seu nivel serviço etc.

    Existem vários tipos de indicares, porem a estratégia da empresa que define o melhor indicador a utilizar.

    Abços,

    WJG

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, não podemos deixar de falar do Balanced Scorecard que é uma ferramente muito importante para as organizações que realmente querem se destacar deste mercado globalizado, onde as coisas acontecem rapidamente às informações munda constantemente.
    Esta ferramente é composta por 4 pilares: Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos e Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.
    É uma ferramente de simples entendimento basta ter seus dados de informações reais, e através de gráficos é possível fazer uma leitura do ambiente interno e externo da organização.
    EX. Se um determinado mês a empresa tem uma lucratividade acima da média com os mesmo recursos, e neste mesmo período a satisfação do cliente cai é porque tem alguma coisa errada e curto prazo isso vai refletir na lucratividade de empresa caso nem uma providencia seja tomada para reverter este quadro de insatisfação do cliente.

    ResponderExcluir
  9. Jovair A A Oliveira2 de junho de 2012 às 22:21

    Seja para medir em processo cúbico ou alguma peculiaridade de nossa particular saúde financeira, como despesas domésticas por exemplo, um indicador de desempenho é sempre fundamental pois garante o controle da situação e ajuda as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas importantes para a organização. Mas é fundamental ter em mente o que realmente é necessário medir pois isso levará a empresa a escolher um indicador específico que melhor atenderá as suas necessidades. Não importa qual indicador, o importante é mantê-lo sempre atualizado e que possa refletir de forma precisa o processo, ajudando a melhorar sua performance, incentivando e motivando os funcionários. Devemos levar em conta também os processos externos no que diz respeito a clientes e fornecedores, com relação à qualidade, custos e tempo de entrega.

    ResponderExcluir
  10. Todo indicadores de desempenho venha a medir processo critico de forma adequada para poder gerar ações de correção.Toda emprese devem ter um KPI isto vai ajudar,a avaliar e definir uma performance nas áreas mais importantes.
    Um KPI logística pode mede a qualidade das atividades logísticas de uma empresa interna como giro de estoque ate os externos como de seus fornecedores como tempo de entregas dentro do prazo.
    Mas o KPI mais utilizado mas empresas esta sendo o balanced scorecard que se basea em clientes,financeiras,processo interno e crescimento,apredizando.

    ResponderExcluir
  11. Os(KPI´s) são muito importante para as empresas,são métricas que fornecem visibilidade sobre o desempenho de determinado negócio e seu impacto na organização. Geralmente, os KPIs são controlados e exibidos em dashboards ou scorecards, garantindo que todos os níveis hierárquicos e departamentos de uma empresa compreendam a forma como seus trabalhos influem e contribuem para o sucesso ou fracasso do cumprimento dos objetivos da companhia.

    ResponderExcluir
  12. Os KPI's são uma ferramenta de vital importancia para uma empresa,pois ele é usado para medir e controlar processos criticos.Ajudam a empresa na tomada de decisão,para melhorar cada vez mais seus processos.
    Exixtem varios KPI's ,mas não existe um certo ou melhor a ser usado isso varia da nescecidade de empresa para empresa.

    ResponderExcluir
  13. O texto diz o quanto os (KPI's)são muito importantes para o progresso da empresa, ajudando a visualizar o processo critco da produção que sera e que esta sendo executado e ao seu final. e que os indicadores são dados ou imformações preferencialmente númericos, que apresentam um determinado,fenomeno que são utilizados para o processo das empresas.

    ResponderExcluir
  14. O texto fala o quanto os (KPI'S)são importante para o progresso das empresas e que mostra as melhorias durante o processo tanto no inicio e tanto no final da produção e que são dados e imformações preferencialmente númericos .e quanto percentual esta sendo feito no prazo.

    ResponderExcluir
  15. Buscando minimizar as perdas e danos e controlar os processos criticos, é cada vez mais frequente o uso dos chamados indicadores de desempenho "KPI's", que atraves de dados precisos permite ajudar na tomada de decisões e buscar a melhoria continua no processo. É comum encontrar diversos tipos de indicadores, porem basta identificar qual sera mais eficiente para alcançar seu objetivo, e em muitos casos é necessario customizar seu KPI's para uma melhor performace e uma maior competitividade no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite
      a combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico em uma empresa,com os recursos disponíveis de tecnologia de informação,hardware e software e pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado

      Excluir
  16. Jaqueline Rodrigues da Silva3 de junho de 2012 às 19:43

    Indicador de Desempenho (KPIs) mede processos críticos, é uma medida quantificável para medir o sucesso empresarial, demonstrando controle podendo gerar ações de correção. KPI processa informações de conjuntos de metas. Indicador de desempenho ajudam a empresa a melhorar performance em áreas determinadas importantes na organização, devendo refletir a estratégia da organização. Os indicadores de desempenhos são únicos para cada empresa, basta a empresa avaliar sua necessidade e se identificar com o mais eficiente para sua empresa, pois poderá apontar o caminho para a conclusão dos objetivos estratégicos da empresa, devendo avaliar tanto processo interno quanto externo, avaliando os parceiros da cadeia de suprimento.
    O OTIF é um indicador aceito universalmente, enquanto outros precisam de ajuste para utilização.
    Por fim, mais importante do que medir e acompanhar os números é agir para a melhoria dos mesmos e para a correção de eventuais falhas encontradas.

    ResponderExcluir
  17. Os indicadores de desempenho ajudam a analizar melhor um processo ou conjunto de processos, podendo assim identificar possiveis falhas e melhorias que ocorrem, ajuda também idenficar desperdicios tanto de tempo ou matéria-prima. Esta ferramenta é essencial para toda empresa pois visa apenas indicar se um processo vai bem ou mal, o que é bom para uma empresa.
    Pode ser usado também para nosso dia-a-dia, pois quando nós mesmo medimos o consumo de um combustivel de um carro ou consumo de energia de nossa casa e notamos que ocorreu uma mudança significativa no consumo, podemos concluir que algo mudou no carro ou em nossa casa, o que nos leva a pensar que pode ser o combustivel ou novo eletrônico. Esta é uma ferramenta muito util para nós tanto na vida empresarial quanto social.

    ResponderExcluir
  18. Os indicadores de desempenho são uma ferramenta de analise essencial para toda empresa, pois visam analisar um processo, para verificar se há ou não um desperdicio ou se existe uma melhoria, para diminuir os custos, melhorar a produtividade e o rendimento.

    ResponderExcluir
  19. Definidos por executivos em reuniões de planejamento para determinar o direcionamento estratégico da empresa no curto, médio e longo prazo. Além de serem baseados em dados válidos como padrões corporativos, os KPI’s (Key Performance Indicators) também devem ser fáceis de serem compreendidos proporcionando um contexto que conduzam os usuários a gerar ações de melhorias conjuntas.
    Esses “veículos de comunicação” permitem que executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.

    ResponderExcluir
  20. Indicadores de desempenho são importantes, pois ajudam a medir, melhorar e ter controle nos processos críticos que a empresa tem, evitando que se perca tempo e dinheiro com aquele processo analisado. Para alcançar resultados no uso de indicadores é necessário utilizar o indicador de desempenho correto para o processo que irá ser analisado caso seja escolhido o indicador errado a empresa perderá muito tempo porque para que um indicador tenha bons resultados é precisa ter bastante empenho dos funcionários.

    ResponderExcluir
  21. Bruna F. C. Batista3 de junho de 2012 às 21:31

    O indicadores de desempenho são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Devemos medir os processos mais críticos, estipular metas, objetivos e um prazo, e através desses dados medir o desempenho ao longo do processo, fazendo um acompanhamento e verificar onde podemos atuar com correções para que o objetivo seja alcançado.
    Até mesmo na redução de custos, melhoria na produtividade, acuracidade de um estoque, causas de um determinado efeito, etc...
    Com os KPI´s temos controle sobre o negócio e sabemos quando é hora de intervir.

    ResponderExcluir
  22. Os chamados KPI´S , são ferramentas que ajudam as empresas em processos que sejam importantes para a organização, buscando assim uma melhoria continua em seus processos, para melhorar sua performance, motivação de seus colaboradores e não somente de seus processos críticos nas empresas. Levando em conta que as organizações façam acompanhamento dos processos internos e externos, cada indicador e diferente para cada tipo de organização e sempre devem ser interpretados e exposto de forma isenta e adequada.

    ResponderExcluir
  23. Os indicadores servem para melhorar sua performance e medir seus processos críticos em áreas mais importantes para obter vantagens competitiva, e não ser só numéricos e sim na performance para dar motivações aos seu funcionários.
    Todo indicador tem que ter um acompanhamento interno e externo, para saber como que esta seu processos, e os elementos do seus fornecedores e clientes.

    ResponderExcluir
  24. Julio Neto

    Os KPI´s tem ajudam no desenvolvimento e tomada de decisões da organização e também na melhoria dos processos, a base de tudo é a coleta de dados e seu acompanhamento, mas a atenção no que se medir e a confiabilidade dos dados é muito importante para a tomada de decisão correta. A importância do conhecimento do processo de quem analisa esses dados é essencial para a tomada de decisão certa e a eficiência dessa decisão, os KPI´s são diversoss e por isso cada empresa deve analisar e avaliar qual indicador deve ser implementado em sua organizaçã.

    ResponderExcluir
  25. Anderson F. Martins4 de junho de 2012 às 20:36

    Indicador de desempenho, simples assim
    Indicadores de Desempenho nos reportaram normalmente às medidas de processos produtivos ou de serviços. Estes indicadores expressam os mais diferentes processos que nossa imaginação não possa alcançar, pois obviamente, não temos conhecimento de todas as ciências.
    Distorções do conceito correto de indicadores de desempenho podem ainda ser praticadas involuntária ou voluntariamente.
    Os indicadores de desempenho se aproximam de um benchmarking interno, pois visam melhorar continuamente alguns processos para obter vantagem competitiva. Os indicadores precisam refletir processos importantes, e não apenas números, melhorando a performance, incentivando e motivando os funcionários, e mais importante, através de toda a cadeia de valor, e não apenas num processo específico.

    Obs: Desculpa da demora pois o site estava fora.

    ResponderExcluir
  26. Paulo Rafael F. Camargo4 de junho de 2012 às 23:34

    Os indicadores de desempenho hoje em dia tem o papel de mensurar os processos produtivos e níveis de serviços.
    Eles auxiliam nas tomadas de decisões pois aponta processo críticos onde se deve investir ou reduzir os gatos.
    Os indicadores não são apenas números mas sim um mapa resumido do processo como um todo, onde o gestor se baseá nas tomadas de decisões e pode avaliar sua performance.

    ResponderExcluir
  27. Os Indicadores ajudam no desenvolvimento e tomada de decisões da organização e também na melhoria dos processos, a base de tudo é a coleta de dados acompanhamento, mas a atenção no que se medir e a confiabilidade dos dados é muito importante para a tomada de decisão correta por esse motivo cada empresa escolhe o Inicador que se adequa melhor com seu processo crítico.
    Visando melhorias continuas e controle, para melhor fazer a gestão de todos os seus processos.

    ResponderExcluir
  28. Indicador de desempenho tem a importante função de ajudar no desenvolvimento de ações de melhoria de processos critícos, que se baseiam na coleta de dados e sua posterior avaliação e tomadas de decisão. Os dados que devem ter acuracidade e precisão como mostra o texto acima e não para benefício de seu criador. Sempre temos que buscar o benchmarking, a melhora continua, pois nem sempre o que esta dando certo hoje é o ideal para o amanhã. Em algums casos é necessário customizar os KPI´s de modo a se adequarem aos processos ou controles de sua empresa, casa ou controle critícos em geral.

    ResponderExcluir
  29. As instituições tanto privadas como estatais devem ter esta visão, para que se tenha sustentabilidade no futuro próximo, que tenham instrumentos em mãos para fazer a medida desses (KPI´s), internos e externos alinhados aos interesses da alta-direção, que sejam de perfeita acuracidade dos dados coletados, e que esses dados que serão de interesse global e não somente interno de cada empresa, levando assim, que em todas a áreas de atuação sejam de forma muito competitiva, pois o mercado é assim, não tem volta.

    ResponderExcluir
  30. Rogério Marcone Da Silva16 de junho de 2012 às 17:29

    Os Indicadores de Desempenho devem ter diante da organização, ou seja, devemos identificar qual a função e necessidade deste indicador, utilizando benchmarking interno, fatores internos e externos que influenciam nos indicadores, elementos de sustentabilidade, aplicados como KPI’s.
    A participação de todos é fundamental para a melhoria de desempenho da organização, os indicadores devem ser constantemente analisados de maneira críticas e não somente após a ocorrência do mesmo, então devemos pensar nos indicadores como ferramentas de ação preventiva.
    Devemos nos atentar com as Estatísticas que mentem, principalmente neste ano que de eleições.

    Obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  31. Max Maciel Possato do Prado18 de abril de 2013 às 08:14

    Os KPI's estão diretamente ligados a um objetivo da sua empresa ou seja, mesmo que você tenha um concorrente em sua indústria, provavelmente,terá objetivos diferentes, portanto utilizarão KPI´s diferentes. Devem criar alertas para que a empresa possa atuar preventivamente antes que seus objetivos possam ser atingidos negativamente. Também é sugerido analisá-los com base em períodos de tempo e usar um desvio padrão para que possamos entender o comportamento deles. Outra coisa que vale a pena anotar é para não trabalharmos os KPI´s criados para todos as pessoas, e sim dividi-los em grupos que podem nos mostrar comportamentos bastante diferentes, já que cada grupo também tem seus próprios objetivos.

    ResponderExcluir
  32. Bom Tarde!
    O post nos mostra uma explicação sobre o conceito de Indicadores de Desempenho, que pode ser usado tanto em uma empresa como na vida pessoal. Descreve os princípios e requisitos de um indicador, que deve conter o que realmente importa para a empresa, os fatores críticos para o desempenho do negócio sempre buscando por dados confiáveis e relevantes, para conseguir visualizar qual a verdadeira situação que se encontra a empresa, tendo assim chance para reações de melhorias e tomadas de decisão com mais agilidade.


    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!
    Após fazer as leituras dos artigos, ficou bem claro para mim que uma empresa necessita de "indicadores" para acompanhar os processos que desenvolve, seja um produto acabado ou serviço prestado.
    Acredito que até as pessoas precisam fazer uso de "indicadores" para seguir em frente, traçar metas e alcançar objetivos, acompanhar sua situação financeira, sua saúde física, pesar/medir as suas atitudes perante a vida. Então utulizar algo de maneira simples e de bom desempenho, para ser de fácil absorção e confiável.

    ResponderExcluir
  34. Alysson Caetano Campioni18 de abril de 2013 às 22:59

    Boa noite!!!
    Os indicadores para terem acuracidade eles tem que ser representados numericamente, para que não nenhum tipo de desconfiança, eles tem que representar e apontar quais processos estão mais críticos e quais necessitam de soluções urgentes, a serem tomadas pelos seus gestores. Com isso os indicadores se tornam ferramentas indispensáveis de todas as empresas, para otimizar e alcançar seus respectivos objetivos.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!

    Os KPI´s devem ser criados em cima de um objetivo ou estratégia, o mesmo deve ser medido de forma numérica. Deve ser feito em cima de um processo critico e que consiga ter um fácil acesso e entendimento das informações. Todos processo deve ser medido, pois não se melhora o que não se mede.
    Também não pode inserir em um processo um KPI já existente pois cada processo tem a sua particularidade e deve ser criado com base nas suas necessidades.
    Resumindo: Um KPI pode ser criado para diversos processo e de diversas formas, tanto empresarial quando particular.

    ResponderExcluir
  36. Benegilson Cosmo RA 1120802521 de abril de 2013 às 22:15

    Boa noite!

    Podemos perceber a importância do uso dos indicadores (KPI's), as suas principais aplicações, bem como, a maneira mais correta de utilizá-los, claramente demonstrada através dos exemplos citados, os quais se referem principalmente a aplicações em processos críticos que reflitam a realidade e tenham importância dentro da companhia aos olhos da alta administração, pois desta forma é possível ter apoio, motivação, melhorar a performance etc.
    Outro ponto importante é sobre a questão das estatísticas, no que diz respeito à manipulação de dados, pois sabemos que isto existe e o despertar do nosso senso crítico é tão importante quanto o uso e aplicações dos indicadores, desta forma podendo demonstrar indicadores que reflitam a nossa realidade, assim como, interpretá-los coerente e claramente.
    Através do uso correto desta ferramenta é possível visualizar e direcionar as políticas estratégicas da empresa em busca de sua razão de existir com foco, direcionamento, argumentos, demonstração de resultados etc. Por tudo isso, indispensável!

    ResponderExcluir
  37. Hernando pereira de lucena RA:11208016

    toda empresa ou na vida pessoal deve ter indicadores de desempenho preferencialmente numericos para atingir metas e alcançar objetivos,de forma controlada,se nao acontecer deve ser tomada uma medida estrategica para que se alcance o objetivo .
    todo indicador deve mostra oque realmente acontece para que nao tenha divergencias nos indicadores mostrados.

    ResponderExcluir
  38. Renato Pereira Lima - RA 1120781622 de abril de 2013 às 16:12

    Os indicadores de Desempenho devem fazer parte da nossa vida do dia-a-dia, seja no ambiente de trabalho, na sociedade e vida pessoal, devemos estar atentos e sempre medindo performances ao redor e todo nosso tempo.
    Indicadores necessariamente deve demonstrar um contexto onde foi traçada uma estrategia,e ao longo do tempo determinado de acordo com a necessidade e viabilidade do projeto mostrar a sua evoluçao de tal processo, ou até mesmo mostrar se determianda meta esta sendo atingida.
    Basicamente indicadores de desempenho trabalha em torno de medir e controlar processos. seus resultados pos analizados dao a visao da decisao a ser tomada. estes indicadores devem ser de facil acesso e facil alimentaçao onde tambem deve ser adapitavel a realiade da situaçao.

    ResponderExcluir
  39. Alisson Paulo Adriano


    Indicadores de desempenho têm objetivo de obter uma gestão mais eficiente, eficaz e efetiva, ou seja, gerando processos mais otimizados, pois os resultados desta monitoração traduzem na obtenção de vantagens competitivas, reduzindo custos dentro das organizações, aumentando a produção com qualidade, atravez da implantação de programas de melhoria.Porem um indicador deve ser objetivo que mostre interesse para os colaboradores e para o gestor/ gerencia a conseguir avaliar e precaver qualquer alteração positiva ou negativa na sua operação sem que obtenha impactos futuros ou/e de quem vai participar da operação/tarefa, pois cada empresa cria suas regras e diretrizes para que meça e controla as atividades criticas da sua organização. E como diz a Alisson Paulo Adriano
    frase de (William Edwards Deming):“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”,

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite Edison Marilia G. Batemarchi Ra: 11208771
    Nesse post,é possível avaliar que um indicador de desempenho é fundamental tanto em pequenas/grandes empresas quanto na nossa saúde financeira, dentre outras atividades. Deve sempre nos mostrar com números onde está o lado positivo ou negativo do desempenho das atividades, tarefas ou operação. Para cada situação um indicador diferente, mas sempre mantendo sua estratégia e seu objetivo em foco.Logo, precisamos sempre ter indicadores para entendermos onde estamos, onde desejamos chegar e o que precisamos fazer para chegar lá.
    Uma frase que me chamou atenção "medir é importante pois não se melhora o que não se mede".

    ResponderExcluir
  41. Boa noite!

    Toda e qualquer organização necessita de melhoria continua, ou seja, precisa sempre estipular metas, com o intuito de motivar seus colaboradores e consequentemente atender às necessidades dos clientes.
    Para isso a utilização de indicadores de desempenho é fundamental. Os indicadores de desempenho são instrumentos necessários para proporcionar ao gestor uma visão ampla do seu negócio, de modo, chegar da melhor maneira possível aos objetivos desejados.
    Na organização tudo que é critico, precisa ser monitorado, medido, não apenas no financeiro, mas tudo que seja realmente importante para garantir a qualidade, satisfação e a confiabilidade dos produtos e serviços da empresa.

    Nome: Simone Moreira de Oliveira RA: 11004865

    ResponderExcluir
  42. Marcos Leandro Alves Ferreira RA:11207589

    Os indicadores para terem acuracidade eles tem que ser representados numericamente, para que não nenhum tipo de desconfiança, eles tem que representar e apontar quais processos estão mais críticos e quais necessitam de soluções urgentes, a serem tomadas pelos seus gestores. Devem criar alertas para que a empresa possa atuar preventivamente antes que seus objetivos possam ser atingidos negativamente. Também é sugerido analisá-los com base em períodos de tempo e usar um desvio padrão para que possamos entender o comportamento deles.

    ResponderExcluir
  43. Francisco Gomes de Oliveira
    R.A: 11208228

    Os indicadores de desempenho têm uma importância muito grande, pois só se conhece o que se mede. Afinal, de nada adiantaria realizar as atividades da empresa sem saber qual é o seu andamento, o objetivo a ser atingido e os resultados a serem alcançados.
    Cabe a cada organização identificar os indicadores que melhor lhe atendem conforme seus objetivos e necessidades. Neste ponto, deve-se ter cuidado para que não haja excessos e não se perca o foco com tantas informações, que se tornam desnecessárias. Portanto, a empresa deve ter o seu foco bem traçado e utilizar corretamente os seus indicadores de desempenho.
    Cada indicador deve possuir uma meta, que retratará a real situação da empresa. Estas deverão ser melhoradas continuamente para que a análise possa ser a mais correta possível.

    ResponderExcluir
  44. Indicadores de Desempenho

    são aplicados em vários segmentos como ferramenta essencial e um diferencial entre as organizações, quando bem utilizados, geram acertos para um planejamento estratégico, tático e tomada de decisão mais eficazes.
    KPI'S
    KPI pode representar um tipo diferente de métrica de desempenho. Por exemplo, o valor de um KPI pode ser uma simples contagem de empregados e outro KPI pode representar a percentagem de empregados que foram promovidos. Assim, o designer tem de especificar como é formatado e apresentado cada valor numérico.

    ResponderExcluir
  45. fernando garcez ra:11106312

    Anônimo23 de abril de 2013 00:06

    Indicadores de Desempenho

    são aplicados em vários segmentos como ferramenta essencial e um diferencial entre as organizações, quando bem utilizados, geram acertos para um planejamento estratégico, tático e tomada de decisão mais eficazes.
    KPI'S
    KPI pode representar um tipo diferente de métrica de desempenho. Por exemplo, o valor de um KPI pode ser uma simples contagem de empregados e outro KPI pode representar a percentagem de empregados que foram promovidos. Assim, o designer tem de especificar como é formatado e apresentado cada valor numérico.

    ResponderExcluir
  46. Laís Matos de Godoi
    RA 11106144

    Indicadores de Desempenho, como o próprio nome já diz, é utilizado para medir o desempenho seja de uma empresa , instituição ou pessoal. Deve ser utilizado como indicador algo relevante,sem perder o foco, que possa ser expressado preferencialmente de forma n
    umerica,continua e com isonomia, sendo muito importante que se tenha o conhecimento sobre aquilo que esta sendo avaliado, um processo por exemplo, para que a informção seja correta e não haja distorções em seu entendimento, sendo que o mesmo deve ser demonstrado de forma simples e clara,de fácil entendimento. Através dos Indicadores de Desenvolvimento pode se ter bases para traçar metas, planos estratégicos e analisar investimentos futuros e mesmo que algo esteja funcionando como se deve é necessário se ter um controle e um estudo sobre o que pode torna-lo mais eficiente e eficaz.

    ResponderExcluir
  47. Tercília Mota
    R.A: 11106518
    Os Indicadores de desempenho,é importante no desenvolvimento da empresa em varias áreas. Assim podendo medir o a melhoria de desempenho da sua área, o que deseja modificar, o quanto quer modificar,quanto tempo vai levar,a produtividade, estratégicas, investimentos em novos projetos,a qualidade do produto e na entrega.Assim sendo medido pelos KPI'S,que é numéricos, representando números comparativos, para dizer o desempenho.Podendo ter %(uma grandeza), numérico absoluto,PPM-PPB



    ResponderExcluir
  48. Raphael Cassiolato - RA: 11207616 (Logística)

    É importante se medir o KPI, pois é necessário medir as atividades da empresa, para saber exatamente como está o andamento e conseguir atingir os objetivos desejados.

    ResponderExcluir
  49. Camila Harumi Maeda- RA: 11208078 (Logística)

    Vimos no texto e nas aulas a importância de um indicador de desempenho. Utiliza-se os KPI´s para medir os processos de maior importância e que estão em estado críticos.
    Os indicadores atingem diretamente na estratégia da empresa e precisa envolver toda ela, cada empresa necessita de um medidor específico para seu processo.
    Para buscar maiores vantagens competitivas, a empresa deve apontar os processos com deficiências e com a implementação de um KPI, a visualização fica mais fácil e pode serer corrigida e melhorada.

    ResponderExcluir
  50. Bruno Vicente RA 11208308

    Os indicadores de desempenho são essenciais para o sucesso de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande e também em nossas vidas. Indicadores de desempenho são muito importantes, pois ajudam a medir, melhorar e ter controle nos processos críticos que a empresa tem, evitando que se perca tempo e dinheiro, ajudando na redução de custos, melhoria na produtividade, acuracidade de um estoque, entre outros.
    É através deles que podemos ter bases para traçar metas, planos estratégicos e analisar investimentos futuros e mesmo que algo esteja funcionando como se deve é necessário se ter um controle e um estudo sobre o que pode torna-lo mais eficiente e eficaz.

    ResponderExcluir
  51. RA: 11207915

    Durante as aulas e lendo o texto aprendemos sobre a importância dos KPI's dentro de uma empresa. Os KPI's servem para medir os processos mais importantes ou seja de estados críticos.
    Com a implementação dos KPI's as empresas conseguem ver onde o processo está com deficiência e consegue fazer as melhorias.Lembrando que os indicadores envolve toda a empresa, e cada empresa precisa de um medidor especifico para seu processo.

    ResponderExcluir
  52. CHÉLIDA PRIETO RA-11207575
    O texto mostra a importância de um KPI dentro de uma empresa para controle dos processos e qualidade da manufatura. Em todas as atividades enterligadas dentro de uma empresa, torna-se fundamental o gerenciamento, o controle sobre tais atividades, para que desta forma, seja possível verificar se os resultados estão conforme o planejado. É também muito útil para verificar fontes de problemas e erros, a tempo que possam sejam identificados e reparados em tempo hábil.
    Os KPI'S tornaram-se o coração das Empresas que possuem diversas atividades interligadas, que correm contra o tempo em busca da superação da satisfação de seus clientes, e utilizam os KPI'S como ferramentas indispensáveis em seus processos.

    ResponderExcluir
  53. Suelen Mayara da Silva
    RA: 111.057.53

    Os indicadores de desempenho ou KPIs são utilizados para alcançar níveis diferenciados de competitividade, tornando visível a definição, avaliação e melhoria necessárias em áreas consideradas importantes. Os indicadores a serem utilizados são definidos pela própria empresa, pois devem atender suas necessidades e objetivos, devem ser numéricos, de fácil acesso e baixo custo.

    ResponderExcluir
  54. Marina Braccio RA 11105768

    Indicadores de Desempenho devem ser utilizados para medir o desempenho de uma empresa, vida pessoal ou de uma instituição, ajudando assim no desenvolvimento de ações de melhorias, nos seus processos mais críticos. Podendo se basear na coleta de dados, avaliação e tomadas de decisão, ajudam as empresas a avaliar e efetuar a correção para melhorar o desempenho de seus processos, em áreas importantes, nas estratégicas de uma corporação e também em sua produtividade.
    Para cada área é utilizada um KPI diferente, porém estão voltados para o mesmo objetivo. Objetivo de medir e controlar os processos necessários, com o intuito de melhorar e tornar mais eficaz os processos da empresa, tanto na parte interna quanto na externa.

    ResponderExcluir
  55. Claudinéia Santana RA: 11207619

    De acordo com o texto e também o que vimos em aula, os KPI's são de extrema importância na empresa, pois é através deles que medimos os processos críticos, ou seja, só é medido aquilo que é de maior importância.
    Ao medir os processos, a empresa consegue visualizar se os processos estão com a eficiência necessária e onde estão suas deficiências. Desta forma, a empresa consegue melhor, implementar seus processos.

    ResponderExcluir
  56. Carla Cristina da Silva RA: 11207580

    Indicadores de Desempenho (KPI's) são de grande importância numa empresa para medir processos chaves e atingir seus objetivos, e para a vida pessoal (controle sobre nossos gastos e ajuda-nos a fazer economias). Temos duas classificações de indicadores de desempenho que monitoram estas atividades logísticas: o interno: monitora o desempenho dos processos internos; e externos: monitora o desempenho de seus fornecedores. Assim sendo a empresa busca pela eficiência e alta qualidade de seus serviços que serão prestados ao seu cliente final.

    ResponderExcluir
  57. KPI é um indicador de desempenho que se mede o nível de desempenho do processo. Com os recursos disponíveis de tecnologia de informação, hardware e software, pode se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado.
    KPI pode ser criado para diversos processos e de diversas formas, tanto empresarial quanto pessoal.

    WILLIAN IOP R.A:11208530

    ResponderExcluir
  58. Alan Henrique Vidal da Costa RA:11207582

    Indicadores de desempenho ou KPI, são de extrema importância dentro de uma empresa, pois medem seu desempenho e indica o que pode ser mudado ou não.Deve ter objetividade e mostrar com clareza os dados, para que não haja desperdício de processos.

    ResponderExcluir
  59. Assis Siqueira Neto 11105732

    Indicadores de desempenho (KPIs) são vitais pois medem processos críticos, e seu desempenho. É com seu resultado que se define quais serão as futuras ações a serem tomadas.
    O sindicadores a serem utilizados são definidos pela própria empresa e para cada área é utilizado um KPI diferente.

    ResponderExcluir
  60. Jéssica Maria da Cunha Guerero 11207572
    Segundo o texto e a assuntos estudados conclui-se que os indicadores de desempenho correspondem a medição dos processos críticos, estes devem ser interpretados e expostos de forma isenta e adequada, demonstrando controle e assim gerar ações de correção.
    Sendo de extrema importância para o andamento da empresa, pois envolve controle e medição do desempenho dos processos, logo indicando resultados. Podendo assim otimizar muitos processos.

    ResponderExcluir
  61. O case mostra a importãnica do KPI, para medir os processos e qualidade de uma empresa, e também para vida pessoal, buscando sempre melhorar a qualidade e serviços que serão entregues para o cliente final, lembrando que através do uso desta ferramenta conseguimos vizualizar a deficiência, qualidade desempenho e acuracidade na empresa.

    Angélica Bacari 11207588, professor entrei pela conta do Willian pois não consegui enviar pela minha ok.

    ResponderExcluir
  62. Pelo o que lemos no texto acima os indicadores são importantes para o andamento da empresa, pois envolve controle do desempenho dos processos críticos, estes devem ser interpretados e expostos de forma adequada, assim podendo gerar possíveis correções.

    Felipe Spitti 11208195

    ResponderExcluir
  63. Eduardo M. Alves RA: 11207598

    Os indicadores de desempenho são importantes para medir os processos da empresa . através desses números KPI's obtidos se faz um planejamento de melhorias nos processos críticos ou se utilizando indicadores históricos fica mais fácil traçar estratégias futuras de planejamento nas "atividades" da empresa. os KPI's podem ser medidos nas mais diversas áreas dentro de um processo. os indicadores mais importantes são visualizados auxiliando a tomada de decisões para ter melhorias eficientes. cada empresa se tem indicadores diferentes.

    ResponderExcluir
  64. Eliandro Oliveira RA:11207593


    Normalmente quando pensamos em indicadores de desempenho automaticamente pensamos em gráficos e números expondo determinada situação, porém estes números e gráficos estão mostrando um processo qualquer de uma empresa ou determinada entidade que por sua vez esta medindo ou expondo algo crítico dentro de um processo produtivo ou não.
    Um ótimo exemplo de indicador é nossa saúde financeira que por sua vez nos da a chance de sabermos se é hora de fazer novos investimentos ou de pisar no freio.
    O que hoje nós chamamos de KPI's é na verdade uma forma de medir a eficiência de algo através seus processos chamados de críticos, uma vez que boa parte deles estão diretamente ligados com a área financeira de uma empresa.
    Sendo assim tudo o que se mede, tem-se o controle e tudo que tem o controle se gerencia de modo eficiente.

    ResponderExcluir
  65. Gilmara Inacio Silva 11207613
    O texto fala sobre as importância do KPI'S
    com os recursos disponíveis de tecnologia de informação, pode-se
    gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado dentro das empresas.
    Os KPI'S sempre devera refletir as estrategia da empresa.

    ResponderExcluir
  66. Maria Eugenia Martins RA: 11207620


    Pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. Muitas empresas, quando nos referimos metaforicamente, trabalham com KPIs como instrumentos de sua navegação. Eles vão além das tradicionais métricas financeiras e passam a medir o sucesso dos processos nas organizações. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico em uma empresa.

    ResponderExcluir
  67. Everton Serafim dos Santos RA: 11207603

    Também conhecidos como “Indicadores
    Chave de Desempenho”, os KPIs são métricas que fornecem visibilidade sobre o desempenho
    de determinado negócio e seu impacto na organização. Geralmente, os KPIs são
    controlados e exibidos em dashboards ou scorecards, garantindo que todos os
    níveis hierárquicos e departamentos de uma empresa compreendam a forma como
    seus trabalhos influem e contribuem para o sucesso ou fracasso do cumprimento
    dos objetivos da companhia.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite!!

    OS KPIs medem processos críticos ou seja são medidas de desempenho que ajudam as empresas a avaliar e melhorar sua performace em áreas importantes.Para saber se o seu objetivo foi alcançado, a empresa estabelece uma taxa de defeito KPI chamado. A taxa de defeito KPI mede o número de defeitos produzidos antes e após a implementação de todas as melhorias de processo. Sem a implementação do KPI, a empresa não tem dados precisos para saber se ela atingiu o seu objetivo.

    vanessa Braga Vieira RA:10902390

    ResponderExcluir
  69. MICHELE DE SOUZA SILVA RA:10902501


    Indicadores Chave de Desempenho (Key Performance Indicators – KPI) são veículos de comunicação que servem para medir e informar o nível de desempenho dos processos, focando no “como” e indicando quão bem os processos permitem que o objetivo seja alcançado.
    Os Indicadores Chave de Desempenho facilitam aos executivos do alto escalão a comunicação da missão e visão da empresa a todos os níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.

    ResponderExcluir
  70. Rafaela Tonini Anastácio RA: 11207601

    Os Indicadores de Desempenho Logístico (KPI's) servem para avaliar e medir os processos críticos de uma empresa, garantindo que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos caminhem em direção na mesma direção. Os indicadores são utilizados para avaliar processos internos , mas também avaliam os processos externos, que são seus fornecedores.
    São métricas quantitativas que refletem a performance de uma organização na realização de seus objetivos e estratégias.

    ResponderExcluir
  71. indicadores nada mais é do que medidas de controle de nossos orçamentos dentro das empresas e ate mesmo da nossa vida pessoal, para vermos aonde devemos injetar ou economizar gastos, sao demostrados atraves de graficos , numeros. etc...
    maria betania lopes
    RA 11207579

    ResponderExcluir
  72. Jean Carlo Morales RA:11207618

    Vimos que os indicadores é uma ferramenta muito importante numa organização. Eles são utilizados para medir um processo chave ou seus resultados. Esses processos podem ser medidos do início , durante e fim, pois assim sempre é possível melhorá-los.
    A empresa deve escolher os indicadores corretos para medirem seus processos, essa escolha é feita de acordo de suas necessidades e objetivos.

    ResponderExcluir
  73. Francisco José Dal' Bó Azevedo RA : 11207602


    Os indicadores são muito uteis para uma organização, pois são ferramentas muito importantes para medir e analisar um processo, seja elas, dentro de uma empresa ou ate na vida pessoal.
    Cada empresa possui seus objetivos, por isso precisar encontrar o indicador (KPIs) que se encaixem com o perfil e as necessidades da empresa, assim possuindo um bom resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Marques Dos Santos Segundo R.A 11309858

      KPI,s são de extrema importância para medir alguns processos seja de produtos ou de serviços, sabemos que, para se medir um processo é necessário identificarmos o que realmente precisa ser controlado. Um KPI medem apenas processo críticos no entanto, não devemos medir tudo aquilo que imaginamos apenas medimos aquilo que afeta a vida financeira de uma organização a vida pessoal ou um setor.
      A partir dos KPI,s identificamos e podemos acompanhar como andam os processos operacional de um setor mesmo que estejam com um bom andamento, podemos desenvolver melhorias para mantermos vantagens competitiva, os KPI,s é o controle da situação de tudo aquilo está crítico ou aquilo que você queira que fique sobre controle.
      Podemos medir processos interno para melhor desempenho e externo para medir a satisfação dos clientes.

      Excluir
  74. LUCIANO PONGETI DA SILVA RA: 11208744

    Um Indicador de Desempenho é muito importante para uma empresa, na medida que ela possa crescer e implantar cada vez mais seus objetivos. Há várias maneiras para que possa ser medido um indicador qualquer.
    Um combinação perfeito de indicadores leva uma empresa a ter grandes sucessos no decorrer do tempo.
    Vale salientar ainda que um indicador visa na melhoria continua dos processos de uma empresa.

    ResponderExcluir
  75. Bruna Refundini RA:11208307


    Edison,
    Os Indicadores de desempenho (KPI´s), tem um papel muito importante nas grandes, medias e pequenas empresas, ajudando no desenvolvimento de ações de melhorias, nos seus processos mais críticos, pode se basear na coleta de dados e sua posterior avaliação e tomadas de decisão, ajudam as empresas a avaliar desenvolver processos para melhora a performance de seus processos, em áreas mais importantes e estratégicas de uma corporação, visa a melhora contínua dos seus processos. Não da para citar os número de KPI’s de uma empresa, vai dela saber o que precisa ser controlado.

    ResponderExcluir
  76. Indicadores de desempenho são extremamente importante para as empresas, pois sem os seus dados, a empresa não tem como verificar o desempenho de seus processos, e assim agir da melhor maneira possível para que tais processos sejam melhorados. Basta apenas verificar quais os processos devem ter indicadores de desempenho, pois não é viável ter em todos os processos, devido ao tempo que será gasto na verificação dos mesmos.

    Rodrigo Forti RA: 11208017

    ResponderExcluir
  77. Marcelo de Almeida Rocha RA:11208758

    Indicadores de Desempenho são importantes para verificar a saúde de alguma coisa, um exemplo básico que podemos ter é nossa saudade financeira, compara-lá com a do mês passado. Indicadores de Desempenho tem que ter forma representativa. Cada empresa tem seu tipo de produto ou serviço e cabe a ela decidir qual ou quais serão os melhores Indicadores para tal função.

    ResponderExcluir
  78. Anselmo dias RA- 1110634225 de abril de 2013 às 07:52

    A partir dos indicadores de desempenho é possível mensurar e acompanhar o desenvolvimento operacional. Identificar os gargalos e os pontos mais críticos da organização, de maneira a ficar claro à gestão de onde que se deve agir para a obtenção de melhores resultados.

    ResponderExcluir
  79. Indicadores de Desempenho podem ser utilizados para medir o desempenho de diferentes áreas de uma organização e também de nossa vida pessoal, ajudando assim no desenvolvimento de ações de melhorias, nos processos mais críticos. Podendo se basear na coleta de dados, avaliação e tomadas de decisão, ajudam as empresas a avaliar e efetuar a correção para melhorar o desempenho de seus processos, em áreas importantes, nas estratégicas de uma corporação e também em sua produtividade.
    Para cada processo é utilizado um KPI diferente, porém estão voltados para o mesmo objetivo. Objetivo de medir e controlar os processos necessários, com o intuito de melhorar e tornar mais eficaz os processos da empresa, tanto na parte interna quanto na externa no caso a satisfação dos clientes.

    ResponderExcluir
  80. Sidney Ap dos Santos16 de março de 2014 às 20:35

    Indicadores de desempenho são usados pra mostrar os principais ponto de uma empresa ou qualquer outro negócio,e através deles que identificamos os pontos fracos e fortes,se colocados de maneira correta dando ênfase ao que se quer mostrar,sem omitir ou manipular os dados.

    ResponderExcluir
  81. Sergio Ricardo Pedrozo RA 11310600

    Profº Edison boa tarde.

    Indicadores de Desempenho pelo meu entendimento têm o objetivo de obter uma gestão mais eficiente, eficaz e efetiva, ou seja, gerando processos mais otimizados, e com isso tendo uma grande vantagem competitiva no mercado. Reduzindo custos dentro das organizações, aumentando a produção com qualidade, através da implantação de programas de melhoria. Porem um dos indicadores deve ter objetivo de mostrar interesse para os colaboradores, gestor e gerentes para conseguirem avaliar e precaver qualquer alteração positiva ou negativa em sua operação, sem que não haja impactos futuros ou de quem vai participar da operação. Pois cada empresa tem suas regras e diretrizes para que possam medir e controlar as atividades critica da sua organização. E como o Sr. Mesmo disse em aula: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e com isso não há sucesso naquilo que não se gerencia”,

    ResponderExcluir
  82. Wellington Lourenço Barbosa Souza
    RA 0401157

    Indicadores de Desempenho (KPI´s), são todos os processos crítico dentro de uma CIA ou qualquer Serviço prestado que deverão ter uma atenção especial com maior frequência que os demais processos realizados.

    Monitorando o seu desempenho deve ser feito encima de numero(resultados) sendo positivo ou negativo a empresa irá avaliar e realizar alguns padrões:

    Resultado Negativo
    Identificar aonde esta o erro;
    Realizar um Plano de Ação encima do erro;
    Colocar em pratica com urgencia o Plano de Ação;
    Verificar o resultado do Plano de Ação

    Resultado postivo
    A empresa no minimo deve manter o seu serviço prestado;
    Caso queria crescer mais ainda no mercado deve realizar um diferencial do concorrênte.


    ResponderExcluir
  83. Caio Cesar Pereira Rodrigues - RA: 1130975219 de março de 2014 às 00:13

    Indicadores de desempenho são usados para medir tanto o nível de desempenho de uma empresa quanto para um processo específico. Se for principalmente no COMO e indicando se os processos dessa emprestão estão bem ou não, permitindo assim, que a empresa atinja todos seus objetivos. Não se pode medir aquilo que não se pode definir. A medição pode dizer-nos onde é preciso melhorar, e pode também dizer quando se tornaram melhores.

    ResponderExcluir
  84. Josafa de oliveira RA=11106085
    Idicadores de desnpenho ou( KPIs) é uma ferramenta muito importante para as empresas e vida para a vida pessoal. È como as empresas consegue medir seu processo critico. As empresa passa a ter visão nas suas tomada de decisões.
    Os indicadores de desmpenho se aproxima de um benchmarking interno pois visam melhorar continuamente alguns processo para obter vantagem competiva.

    ResponderExcluir
  85. Jairo de Oliveira Pontes RA: 1131014719 de março de 2014 às 10:46

    Jairo de Oliveira Pontes RA:11310147

    O indicador de Desempenho (KPI`s) serve para medir processos produtivos ou serviços, geralmente são medidos os processos mais críticos,com o demonstrativo de controle e tambem processo operacional, depois tomar uma niciativa de correção,para um direcionamento estratégico futuro com vantagem competitiva.
    Só temos que tomar cuidado com dados lançados na midia com graficos mentirosos.

    ResponderExcluir
  86. Fábio Damasceno RA: 11309821 - Eletiva (Faj)

    No meu entendimento “Sistema de indicadores de desempenho é definido como
    um conjunto de pessoas, processos, métodos e
    ferramentas que, conjuntamente, geram, analisam,
    expõem, descrevem, avaliam e revisam dados e
    informações sobre as múltiplas dimensões do
    desempenho nos níveis individual, grupal, operacional e
    geral da organização, em seus diversos elementos
    constituintes.”

    CLASSIFICAÇÃO

    Os indicadores podem ser classificados em:

    Indicadores Estratégicos – informam o “quanto” a organização
    se encontra na direção da consecução de sua visão. Refletem
    o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito.

    Indicadores de Produtividade – medem a proporção de
    recursos consumidos com relação às saídas dos processos
    (EFICIÊNCIA). Permitem uma avaliação do esforço
    empregado para gerar os produtos e serviços. Devem andar
    lado a lado com os de Qualidade.

    Indicadores de Qualidade – focam as medidas de satisfação
    dos clientes e as características do produto/serviço
    (EFICÁCIA). Medem como o produto ou serviço é percebido
    pelos usuários e a capacidade do processo em atender os
    requisitos desses usuários. Podem ser aplicados para a
    organização como um todo, para um processo ou para uma
    área.

    Indicadores de Capacidade - Medem a capacidade de
    resposta de um processo através da relação entre saídas
    produzidas por unidade de tempo.

    ResponderExcluir
  87. Indicadores de Desempenho são utilizados para medir qualquer tipo de problemas de problema em um processo crítico, ajudando assim desenvolver melhorias nos. Podendo basear-se na coleta de dados e tomadas de decisão, ajudam as empresas a avaliar e efetuar correções para melhorar.
    Para cada processo é utilizado um indicador de desempenho diferente, porém para o mesmo objetivo, que é medir e controlar os processos necessários, com o intuito de melhorar e tornar mais eficaz os processos da empresa, tanto na parte interna quanto na externa.Buscando a satisfação total do cliente.

    Renan Marques Ribeiro R.A 11310412

    ResponderExcluir
  88. Ana Paula Bento 1131037619 de março de 2014 às 21:57

    Os indicadores de desempenho são importantes para medir processos críticos de uma empresa, são os chamados KPI's, com ele pode ser medido o desempenho, e assim sendo muito mais fácil avaliar o mesmo, podendo trazer melhoria ao processo analisado.
    Sua principal função é melhorar sempre e focar nos processos críticos, afim de sempre poder obter vantagem competitiva sendo que sua melhora pode ser de grande valia.

    ResponderExcluir
  89. Os indicadores de desempenho são importantes não apenas para as empresas mas também em nossa vida pessoal.
    Os indicadores ou KPI`s são os responsáveis por saber onde investir os recursos da empresa, direcionar onde vai ser o processo critico, com isso ajuda a resolver os problemas que possam acontecer e resolve-los facilmente.

    Renan Francisco Godoy dos Santos RA: 11309886

    ResponderExcluir
  90. Angelina Justino da Cunha - 1131075019 de março de 2014 às 22:21

    Indicadores de desempenho são importantes para medir processos críticos dentro de uma empresa ajudando a desenvolver melhorias.

    Cada processo tem um indicador de desempenho diferente que consiste em coleta de dados e tomadas de decisões que interferem diretamente no rumo que a empresa deve seguir.

    ResponderExcluir





  91. Nome: Alex Batista Mação Ra =D 11309569


    Os Indicadores de desempenho (KPI´s), tem um papel muito importante para todas as empresas , fornecem uma visibilidade para ajudar a performance em todas as áreas para medir e controlar um processo crítico de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.
    Por meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores. Com isso os indicadores se tornam ferramentas indispensáveis de todas as empresas, para otimizar e alcançar seus respectivos.

    ResponderExcluir
  92. Indicadores de Desempenho serve para medir processos produtivos e de serviço, geralmente são medido os processos mais críticos.
    Através dos Indicadores de Desempenho as empresas podem detectar as falhas e fazer as devidas correções.

    ResponderExcluir
  93. Indicadores, tem como objetivo controlar e monitorar os processos da empresa, melhorando na organização e fazendo comparações estratégicas , obtendo sucesso na operação e na qualidade dos produtos, trazendo dados positivos e negativos.





    Rodson Alves RA 11309831

    ResponderExcluir
  94. Os Indicadores são formas de representações quantificáveis de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.
    Os indicadores servem para os donos dos processos como ferramenta de melhoria da qualidade das tomadas de decisão do próprio processo. Contribuem para a melhoria contínua dos processos organizacionais.

    Jose Antonio de Oliveira Filho

    ResponderExcluir
  95. Indicadores de desempenho (KPI´S), através de pessoas, informações e ferramentas, são utilizados para medir o processos críticos, ou seja aqueles que interferem direta ou indiretamente no resultado e lucro de uma empresa, que cause algum risco humano ou problema ambiental.
    Os indicadores podem variar de uma empresa para outra dependendo do segmento que será utilizado, por exemplo o processo critico de uma montadora é diferente a de um hospital.
    Quem define qual o processo critico é o dono ou a pessoa que tem muito conhecimento do produto ou serviço. Essa ferramenta é utilizada para identificar os erros ou problemas de um processo a fim de tomar uma ação corretiva imediata e corrigir o mesmo. Os KPI´S são utilizados e vistos como estratégia contra a concorrência.
    Devemos apenas prestar mais atenção em alguns indicadores, principalmente mostrados pela mídia, onde alguns são mentirosos e não demonstram a realidade.

    DANIEL RUZZA 11309570

    ResponderExcluir
  96. Ricardo José da Silva RA 11003106

    Os indicadores de desempenho (KPI's) servem para ajudar a melhorar os processos internos e para avaliar sua performance em algumas áreas como finanças e qualidade.
    Temos diversos tipos de indicadores de desempenho e cada empresa deve utilizar aqueles que mais se adequam a sua área de negócio, o mais necessário no momento de acordo com seu objetivo.
    Saber analisar um indicador traz bons resultados para as empresas, pois através deles podemos ter conhecimento de problemas que podem vir acontecer e através do benchmarking interno conseguimos tomar a melhor decisão e fazer uma melhoria continua, visando melhorar cada vez mais o processo para atender o cliente de forma satisfatória.

    ResponderExcluir
  97. A partir dos indicadores de desempenho é possível mensurar e acompanhar o desenvolvimento operacional. Identificar os gargalos e os pontos mais críticos da organização, de maneira a ficar claro à gestão de onde que se deve agir para a obtenção de melhores resultados.



    Robson Fernando RA 11309103

    ResponderExcluir

Seus comentários são livres, a favor, contra ou neutro em relação ao tema do post, mas nunca devem conter ofensas pessoais ou serem feitas de forma anônima.